CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA: uma sequência didática para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQuedi, Rejane Padilha-
Autor(es): dc.contributor.authorDARROZ, LUIZ MARCELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-02T00:17:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-02T00:17:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-01-
identificador: dc.identifier.otherLivreto Conceitos Básicos de Estatística (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552764-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente a Estatística desempenha uma importante função na sociedade contemporânea. Ela tem se demonstrado uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para as tomadas de decisões do mundo moderno. Neste sentido, evidencia-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino que possam promover aprendizagens significativas, duradouras e profundas nos estudantes da Educação Básica. Desta forma, e buscando uma alternativa para o ensino de Estatística em uma realidade que exige dos estudantes a capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de informações, este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino dos conceitos básicos de Estatística em nível médio. A sequência, que se estrutura nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, destina-se a professores de Matemática do Ensino Médio e compreende, em origem da Estatística, noções de população e amostra, tabulação de dados e os conceitos de média aritmética, moda, mediana, desvio médio e desvio padrão para dados em série e agrupados, distribuídos em três etapas. Na primeira etapa, denominada “Estatística: Origem e Elementos Básicos” almeja-se abordar o histórico do surgimento da Estatística, construir os conceitos de população, amostra, coleta dados, elaboração de tabelas e estabelecimento da diferença entre dados em série e dados agrupados; na segunda etapa, intitulada “Dados em Série” busca-se tratar a informação apresentada em série. Espera-se que seja estabelecida a compreensão sobre a determinação de medidas de tendência central como média aritmética, moda e mediana e também desvio médio e desvio padrão; e, a terceira etapa, que apresenta como título “Dados Agrupados” tem como objetivo tratar a informação apresentada para dados agrupados e estabelecer a compressão sobre a determinação das medidas de tendência central, média aritmética, moda e mediana, e, também desvio médio e desvio padrão. Nesse sentido, este texto estrutura-se da seguinte forma: no próximo capítulo é apresentada resumidamente, aos professores que utilizarão em suas aulas as atividades propostas, a Teoria da Aprendizagem Significativa preconizada por David Paul Ausubel, e que fundamenta a sequência didática; em seguida são apresentadas três etapas da sequência didática – nestas busca-se estabelecer um diálogo através de “balõezinhos” com o professor de Matemática do Ensino Médio –; e na última parte são arrolados um conjunto de questões sobre os conceitos desenvolvidos na proposta. 06 Por fim, cabe ressaltar que esse material consiste no produto desenvolvido como pré-requisito parcial para a obtenção do título de mestre de um dos autores, na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6148KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectESTATÍSTICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleCONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA: uma sequência didática para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons