Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Quedi, Rejane Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DARROZ, LUIZ MARCELO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-02T00:17:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-02T00:17:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livreto Conceitos Básicos de Estatística (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552764 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente a Estatística desempenha uma importante função na sociedade contemporânea. Ela tem se demonstrado uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para as tomadas de decisões do mundo moderno. Neste sentido, evidencia-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino que possam promover aprendizagens significativas, duradouras e profundas nos estudantes da Educação Básica. Desta forma, e buscando uma alternativa para o ensino de Estatística em uma realidade que exige dos estudantes a capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de informações, este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino dos conceitos básicos de Estatística em nível médio. A sequência, que se estrutura nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, destina-se a professores de Matemática do Ensino Médio e compreende, em origem da Estatística, noções de população e amostra, tabulação de dados e os conceitos de média aritmética, moda, mediana, desvio médio e desvio padrão para dados em série e agrupados, distribuídos em três etapas. Na primeira etapa, denominada “Estatística: Origem e Elementos Básicos” almeja-se abordar o histórico do surgimento da Estatística, construir os conceitos de população, amostra, coleta dados, elaboração de tabelas e estabelecimento da diferença entre dados em série e dados agrupados; na segunda etapa, intitulada “Dados em Série” busca-se tratar a informação apresentada em série. Espera-se que seja estabelecida a compreensão sobre a determinação de medidas de tendência central como média aritmética, moda e mediana e também desvio médio e desvio padrão; e, a terceira etapa, que apresenta como título “Dados Agrupados” tem como objetivo tratar a informação apresentada para dados agrupados e estabelecer a compressão sobre a determinação das medidas de tendência central, média aritmética, moda e mediana, e, também desvio médio e desvio padrão. Nesse sentido, este texto estrutura-se da seguinte forma: no próximo capítulo é apresentada resumidamente, aos professores que utilizarão em suas aulas as atividades propostas, a Teoria da Aprendizagem Significativa preconizada por David Paul Ausubel, e que fundamenta a sequência didática; em seguida são apresentadas três etapas da sequência didática – nestas busca-se estabelecer um diálogo através de “balõezinhos” com o professor de Matemática do Ensino Médio –; e na última parte são arrolados um conjunto de questões sobre os conceitos desenvolvidos na proposta. 06 Por fim, cabe ressaltar que esse material consiste no produto desenvolvido como pré-requisito parcial para a obtenção do título de mestre de um dos autores, na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6148KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ESTATÍSTICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TAS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA: uma sequência didática para o Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livreto Conceitos Básicos de Estatística (1).pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552764/2/Livreto Conceitos Básicos de Estatística (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons