Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Wolniewicz, Eveline Boppré Besen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Otani, Nilo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Marimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-27T18:18:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-27T18:18:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | O trabalho dos TAE em imagens e textos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552589 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresento a você o encarte do produto educacional construído e implementado no decorrer do curso de mestrado profissional em rede nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Ao voltar o meu olhar para as situações reais vividas em minha atuação profissional e buscar delinear uma proposta de intervenção na realidade vivida por meio do produto educacional, o esforço não foi de pequena proporção, uma vez que o cargo que ocupo em uma Universidade Federal Pública é o de administradora e o ambiente organizacional onde estou inserida é o administrativo. A minha pesquisa de mestrado não teve como foco a sala de aula, a formação de professores ou processos que envolvem diretamente alunos e professores. Meu propósito foi compreender o processo de construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação (TAE) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, o fato de ter ingressado na primeira turma do Programa e, portanto, não ter contado com um portfólio referencial de produtos educacionais elaborados por colegas de turmas anteriores, maximizou o desafio posto. Apesar das dificuldades, acredito que encontrei um caminho com o auxílio de meus professores orientadores. Depois de muito estudo e troca de ideias, chegamos à proposta de realizar um produto educacional classificado na tipologia atividades de extensão (exposições) de acordo com o documento da área de Ensino da Capes para os mestrados profissionais. Não restam dúvidas que uma escola não se faz apenas com professores e alunos. Sempre estiveram presentes nas escolas outros trabalhadores e os TAE, especificamente, possuem um papel muito importante na EPT. Sendo o universo da EPT o universo do trabalho e dos trabalhadores, busquei em minha pesquisa descortinar o trabalho desempenhado pelos TAE e revelar aspectos do contexto de trabalho onde esse trabalhador está cotidianamente inserido, de maneira que ele tenha voz e se sinta protagonista do processo de constituição da sua identidade profissional. Para tanto, a fotografia foi utilizada como uma aliada para a ampliação do olhar. Minha intenção aqui é compartilhar a experiência que vivenciei durante este intenso processo criativo de criar uma exposição fotográfica e convidá-lo (a) a criar a sua. Espero que esse material também contribua com novas ideias para que outros alunos consigam articular com êxito o ensino (no cotidiano da sala de aula ou nos diferentes espaços educativos), a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento do produto educacional. Estou aqui para dividir minhas experiências, erros e acertos e com isso espero trazê-lo comigo nesta aventura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6978 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Exposição fotográfica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Técnico-administrativo em educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Exposição fotográfica "O trabalho dos TAE em imagens e textos": intervenção por meio da imagem fotográfica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O trabalho dos TAE em imagens e textos.pdf | 6,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/552589/2/O trabalho dos TAE em imagens e textos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons