Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fontes, Edilza Joana Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:44:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:44:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/551421 | - |
Descrição: dc.description | O Projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)” pretende fazer um acervo digital com base em depoimentos de professores, técnicos administrativos e ex-alunos da Universidade Federal do Pará. Este conteúdo refere-se à entrevista com a professora Hecilda Mary Veiga, que relata sobre suas ações políticas enquanto estudante universitária, tanto na UFPA, quanto na Universidade de Brasília (UnB), para onde transferiu o curso, até quando foi presa e torturada. Hecilda, no período de redemocratização, participou da campanha da Anistia, das eleições de “Diretas Já” para presidente e denunciou a tortura no Brasil. E, atualmente, ela é professora da UFPA. Na entrevista, Hecilda frisa o momento em que era estudante de Ciências Sociais da UFPA e quando foi para a UnB, onde desenvolveu ações contrárias à Ditadura Militar. Em 1968, a entrevistada comenta que participou do movimento estudantil em Brasília, destaca que foi presa com o marido e torturada em vários lugares, pois ficou alguns anos reclusa e, ainda, frisa que foi processada por subversão. Ainda, em seu depoimento, ela fala da importância da década de 1960, em especial do ano de 1968, definido por ela como “o ano que não acabou”. Ela comenta sobre sua aproximação com as atividades da Ação Popular (AP), suas atividades na Faculdade de Filosofia da UFPA e da UnB, e relata detalhes sobre sua prisão e torturas mesmo estando grávida. | - |
Formato: dc.format | Parte 1: 16min e 03seg | - |
Formato: dc.format | Parte 2: 12min e 13seg | - |
Formato: dc.format | Parte 3: 11min e 51seg | - |
Formato: dc.format | Parte 4: 17min e 58seg | - |
Formato: dc.format | Parte 5: 14min e 19seg | - |
Formato: dc.format | Parte 6: 11min e 38seg | - |
Formato: dc.format | Capturado em fitas Mini-DV | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. Reitoria. | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. | - |
Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tortura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trauma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas | - |
Título: dc.title | A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985) – Entrevista com Hecilda Mary Veiga | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: