
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Maneschy, Carlos Edilson de Almeida. | - |
| Autor(es): dc.creator | Veloso, José Miguel Martins. | - |
| Autor(es): dc.creator | Malcher, Maria Ataide. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:44:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:44:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1095 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/551247 | - |
| Descrição: dc.description | Este conteúdo refere-se à entrevista do Reitor da UFPA, o professor Carlos Edilson Maneschy, que trata sobre o papel do Cálculo I na formação de profissionais e pesquisadores nas Engenharias, os principais desafios do ensino e do aprendizado dessa disciplina na instituição. O reitor aborda ainda como surgiu a ideia de potencializar a oferta de disciplinas básicas da graduação a partir do uso estratégico de metodologias de ensino e recursos tecnológicos já disponíveis e o que essa iniciativa piloto representa para a trajetória do ensino de graduação da universidade. Por fim, o reitor fala sobre o que os alunos calouros podem esperar da disciplina de Cálculo I que será ofertada na ação piloto do Projeto Newton e deixa uma mensagem convidando os alunos que vão começar sua trajetória acadêmica na UFPA a vivenciar novas formas de ensinar e aprender a partir da iniciativa. | - |
| Formato: dc.format | Parte 1: 05min e 57seg | - |
| Formato: dc.format | Parte 2: 11min e 15seg | - |
| Formato: dc.format | Capturada em Fitas Mini-DV. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. | - |
| Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto Newton | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cálculo 1 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra | - |
| Título: dc.title | Projeto Newton: Disciplina de Cálculo I – Entrevista com o reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: