Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ribeiro Filho, Manoel. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rogério. | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Diego Carneiro. | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Fernanda de Aguiar. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:44:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:44:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/964 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/551169 | - |
Descrição: dc.description | O Laboratório Virtual para auxílio ao Ensino de Eficiência Energética é baseado em um Sistema de Bombeamento de Água. A falta de uma abordagem adequada ao ensino de eficiência energética e conservação de energia, em muitos cursos de Engenharia das universidades brasileiras, contribui para o aumento do desperdício de energia elétrica. Como contribuição para resolver esse problema foi construído um laboratório virtual voltado à realização de ensaios de eficiência energética em um sistema motriz de bombeamento d’água. Concluiu-se que o sistema se adéqua satisfatoriamente aos objetivos para os quais se destina: ensaio por estrangulamento da tubulação por meio de fechamento/abertura de uma válvula e ensaio através da variação da velocidade do motor elétrico por meio de inversor de frequência. Observou-se que a utilização do sistema é de fácil compreensão por parte dos usuários e que o desenvolvimento dos experimentos através da ferramenta virtual proporciona um grau de retenção dos conhecimentos igual ou superior se comparado aos métodos tradicionais. A ferramenta se propõe ser útil como auxílio ao ensino continuado (além dos laboratórios físicos) e demonstra ser bastante eficiente como ferramenta para ensino a distância, fato constatado por meio de uma avaliação do sistema feita pelos alunos de engenharia e arquitetura que fazem uso do Laboratório real na disciplina de Eficiência Energética. | - |
Formato: dc.format | Linguagem C++, motor gráfico Ogre3D, tratamento de som Open AL e Fmod. Foram usados os softwares 3ds Max, GIMP, sistema de autoria ITV (Instruções Técnicas Virtuais) desenvolvido pelo LaRV da UFPA. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia. | - |
Direitos: dc.rights | Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. | - |
Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2011. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência energética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
Título: dc.title | Laboratório Virtual para auxílio no Ensino de Eficiência Energética | - |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: