Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Guilhermina Corrêa Pereira (áudio)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeite, Selma Dias.-
Autor(es): dc.creatorMalcher, Maria Ataide.-
Autor(es): dc.creatorSeixas, Netília Silva dos Anjos.-
Autor(es): dc.creatorPaula, Leandro Raphael N. de.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-23T01:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-23T01:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/551089-
Descrição: dc.descriptionEste conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato da professora Guilhermina Pereira, que ressalta que o Programa de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará teve início com o projeto de formação de alfabetizadores desenvolvido pelo então Centro de Letras. Houve uma experiência inicial no município de Santarém com um curso presencial tendo sido verificado que era preciso pensar em outra forma de oferta, visto as dificuldades dos professores em se ausentar para as aulas. Desta forma, após participar de um curso de especialização sobre educação a distância ofertada pela UFPA, decidiu-se optar por esta modalidade de ensino para atender a demanda de alfabetizadores de Santarém. Ressalta que entre as vantagens da educação a distância, verificou-se o maior interesse por parte dos professores alfabetizadores e uma diminuição na taxa de repetência e evasão dos alunos da alfabetização. Aborda, também, a importância do material didático impresso que foi confeccionado com uma linguagem dialógica para dar apoio às aulas e lançar um novo método de ensino (alfabetização a partir da linguagem textual). As dificuldades iniciais recaíram tão somente sobre este novo método que foram sanadas com resultados positivos quanto ao nível de aproveitamento e capacitação destes profissionais. Finaliza destacando a elaboração de um vídeo como única tecnologia de apoio ao conteúdo impresso.-
Formato: dc.format19min e 24seg-
Formato: dc.formatDisponibilização em DVD.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação.-
Relação: dc.relationO recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010.-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.-
Direitos: dc.rightsUniversidade Federal do Pará, 2010.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectImplantação-
Palavras-chave: dc.subjectAmazônia-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial impresso-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de alfabetizadores-
Palavras-chave: dc.subjectSantarém-
Palavras-chave: dc.subjectPará-
Palavras-chave: dc.subjectInstitucional-
Título: dc.titleProjeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Guilhermina Corrêa Pereira (áudio)-
Tipo de arquivo: dc.typeáudio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFPA Multimídia

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