Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leite, Selma Dias. | - |
Autor(es): dc.creator | Malcher, Maria Ataide. | - |
Autor(es): dc.creator | Seixas, Netília Silva dos Anjos. | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Leandro Raphael N. de. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/550979 | - |
Descrição: dc.description | Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato do professor José Miguel Veloso, que apresenta como ocorreu a implementação do primeiro curso de graduação a distância da UFPA, o Curso de Licenciatura em Matemática modalidade a distancia, a partir da visita a Open University da Inglaterra, realizada por vários reitores do Brasil, entre eles Cristovam Diniz, reitor da UFPA na época. Esta visita proporcionou buscar ideias concretas e embasamento teórico sobre a educação a distancia. Aborda, ainda, a aprovação do Curso em caráter experimental junto ao Conselho Nacional de Educação, algo que não ocorreu com projeto de financiamento junto a Secretaria de Educação a Distancia do Ministério da Educação. A partir deste momento, a participação dos órgãos do governo e prefeituras locais foi determinante para colocar o projeto em prática. Ressalta a colaboração da Open University na realização dos treinamentos das equipes da UFPA e do CEDERJ que disponibilizou o material didático. Discorre sobre a primeira visita do MEC e, com relação às tendências, ressalta uma reformulação do Curso e do seu material didático. Entre as dificuldades atuais, foi evidenciada a insuficiência de tutores qualificados para os municípios mais distantes do Pará. Contudo, destaca melhorias na qualidade do curso que só foram possíveis por meio do projeto “Pró-Licenciatura I” que concedeu recurso financeiro. | - |
Formato: dc.format | Vídeo 1: 06min e 26seg. Vídeo 2: 06min e 56seg. Vídeo 3: 12min e 29seg | - |
Formato: dc.format | Fitas DVDCAM e Mini-DV e disponibilização em DVD. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação. | - |
Relação: dc.relation | O recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. | - |
Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2010. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implantação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institucional | - |
Título: dc.title | Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com José Miguel Veloso (vídeo) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: