Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leite, Selma Dias. | - |
Autor(es): dc.creator | Malcher, Maria Ataide. | - |
Autor(es): dc.creator | Seixas, Netília Silva dos Anjos. | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Leandro Raphael N. de. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/550977 | - |
Descrição: dc.description | Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato da professora Guilhermina Pereira, que ressalta que o Programa de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará teve início com o projeto de formação de alfabetizadores desenvolvido pelo então Centro de Letras. Houve uma experiência inicial no município de Santarém com um curso presencial tendo sido verificado que era preciso pensar em outra forma de oferta, visto as dificuldades dos professores em se ausentar para as aulas. Desta forma, após participar de um curso de especialização sobre educação a distância ofertada pela UFPA, decidiu-se optar por esta modalidade de ensino para atender a demanda de alfabetizadores de Santarém. Ressalta que entre as vantagens da educação a distância, verificou-se o maior interesse por parte dos professores alfabetizadores e uma diminuição na taxa de repetência e evasão dos alunos da alfabetização. Aborda, também, a importância do material didático impresso que foi confeccionado com uma linguagem dialógica para dar apoio às aulas e lançar um novo método de ensino (alfabetização a partir da linguagem textual). As dificuldades iniciais recaíram tão somente sobre este novo método que foram sanadas com resultados positivos quanto ao nível de aproveitamento e capacitação destes profissionais. Finaliza destacando a elaboração de um vídeo como única tecnologia de apoio ao conteúdo impresso. | - |
Formato: dc.format | Vídeo 1: 08min e 22seg. Vídeo 2: 10min e 28seg | - |
Formato: dc.format | Fitas DVDCAM e Mini-DV e disponibilização em DVD. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação. | - |
Relação: dc.relation | O recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. | - |
Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2010. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implantação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material impresso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de alfabetizadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Santarém | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pará | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institucional | - |
Título: dc.title | Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Guilhermina Corrêa Pereira (vídeo) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: