Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Francisco Matos de Abreu (vídeo)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeite, Selma Dias.-
Autor(es): dc.creatorMalcher, Maria Ataide.-
Autor(es): dc.creatorSeixas, Netília Silva dos Anjos.-
Autor(es): dc.creatorPaula, Leandro Raphael N. de.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-23T01:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-23T01:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/550976-
Descrição: dc.descriptionEste conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato do professor Francisco Matos, que narra sua experiência com a educação a distancia, ainda com o Instituto Universal Brasileiro e depois na UFPA, no curso de especialização PLANEAR, o qual destaca que entrou inicialmente para verificar a qualidade do processo, o que foi verificado durante o Curso. Como professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, revela que sua experiência com a educação a distancia, resultou na mudança de modalidade de ensino dos cursos de especialização do Instituto de Geociências: Lavra e tecnologia mineral, Política e economia mineral e Gestão hídrica e ambiental, que antes eram ofertados na modalidade presencial e hoje são ofertados apenas na modalidade a distância. Destaca que essa mudança foi positiva para o Instituto de Geociências que hoje tem a possibilidade de atender muito mais alunos de todo Brasil. Ressalta, também, que esta experiência propiciou aos professores do Curso mudarem sua dinâmica de aulas no presencial. Aborda ainda, a necessidade de vencer o preconceito e de que a educação presencial se aproprie de forma mais ampla das tecnologias de informação e comunicação propiciando quebrar o paradigma da passividade do aluno diante da transmissão do conhecimento. Educação a distância e presencial devem se valer das TICs para auxiliar na construção da cidadania e no acesso não só ao conhecimento, mas também a cultura.-
Formato: dc.formatVídeo 1: 08min e 22seg. Vídeo 2: 08min e 57seg-
Formato: dc.formatFitas DVDCAM e Mini-DV e disponibilização em DVD.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação.-
Relação: dc.relationO recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010.-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.-
Direitos: dc.rightsUniversidade Federal do Pará, 2010.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectImplantação-
Palavras-chave: dc.subjectAmazônia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de Geociências-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectInstitucional-
Título: dc.titleProjeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Francisco Matos de Abreu (vídeo)-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFPA Multimídia

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