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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Leite, Selma Dias. | - |
Autor(es): dc.creator | Malcher, Maria Ataide. | - |
Autor(es): dc.creator | Seixas, Netília Silva dos Anjos. | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Leandro Raphael N. de. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-23T01:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/550976 | - |
Descrição: dc.description | Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato do professor Francisco Matos, que narra sua experiência com a educação a distancia, ainda com o Instituto Universal Brasileiro e depois na UFPA, no curso de especialização PLANEAR, o qual destaca que entrou inicialmente para verificar a qualidade do processo, o que foi verificado durante o Curso. Como professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, revela que sua experiência com a educação a distancia, resultou na mudança de modalidade de ensino dos cursos de especialização do Instituto de Geociências: Lavra e tecnologia mineral, Política e economia mineral e Gestão hídrica e ambiental, que antes eram ofertados na modalidade presencial e hoje são ofertados apenas na modalidade a distância. Destaca que essa mudança foi positiva para o Instituto de Geociências que hoje tem a possibilidade de atender muito mais alunos de todo Brasil. Ressalta, também, que esta experiência propiciou aos professores do Curso mudarem sua dinâmica de aulas no presencial. Aborda ainda, a necessidade de vencer o preconceito e de que a educação presencial se aproprie de forma mais ampla das tecnologias de informação e comunicação propiciando quebrar o paradigma da passividade do aluno diante da transmissão do conhecimento. Educação a distância e presencial devem se valer das TICs para auxiliar na construção da cidadania e no acesso não só ao conhecimento, mas também a cultura. | - |
Formato: dc.format | Vídeo 1: 08min e 22seg. Vídeo 2: 08min e 57seg | - |
Formato: dc.format | Fitas DVDCAM e Mini-DV e disponibilização em DVD. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação. | - |
Relação: dc.relation | O recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. | - |
Direitos: dc.rights | Universidade Federal do Pará, 2010. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implantação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto de Geociências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institucional | - |
Título: dc.title | Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Francisco Matos de Abreu (vídeo) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFPA Multimídia |
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