
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maria Cristina Batoni Abdalla , Unesp - SP | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:59:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:59:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/504940 | - |
| Descrição: dc.description | Esta coleção apresenta sugestões de aulas, experimentos e animações com objetivo de apresentar e explorar as máquinas simples construídas com roldanas/polias. Aplicações cotidianas são utilizadas para que os alunos percebam as vantagens mecânicas do uso de roldanas/polias. Sugestões de Aula que vão de encontro com a proposta dos recursos dessa coleção: 1) Relação entre velocidades e frequências em sistemas de engrenagens e roldanas acopladas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23514 2) Associação de roldanas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23755 3) Vantagem mecânica em sistema de polias: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=607 4) Polias http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1462 | - |
| Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13157 | - |
| Relação: dc.relation | oai:handle/mec/3637 | - |
| Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17541 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Roldanas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Máquinas simples | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
| Título: dc.title | Sistemas de Polias | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: