Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Maria Antonieta Gonzaga Silva - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Centro Pedagógico – Belo Horizonte - MG, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:59:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:59:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/504790 | - |
Descrição: dc.description | Nessa coleção, os alunos poderão compreender qual a importância de se preservar o ambiente e como isso pode ser feito. Inicialmente são trabalhados conceitos de ecologia, ecossistemas, fluxo de energia no ambiente, cadeia alimentar e como o homem começou a alterar o ambiente a partir da manipulação do fogo, conceitos necessários para embasar a discussão sobre o que é conservação e por que alguns seres vivos entram em extinção. Assim, de posse desses conceitos, os alunos poderão relacionar como as alterações no ambiente podem levar à extinção de seres vivos. Ao final da coleção são apresentadas medidas e atitudes que podem contribuir para a preservação do meio ambiente e como algumas populações conseguiram adequar seu modo de vida para alterar o mínimo possível a natureza. O material selecionado é indicado para alunos do Ensino Fundamental e podem ser usados como referência para os conteúdos trabalhados nas aulas: Cadeia Alimentar - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10518 - Sustentabilidade hoje! - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33146 - UCA - A história das coisas- o porquê precisamos desenvolver um comportamento sustentável - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33663 - Animais em risco de extinção: conhecer para preservar - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23345 - Unidades de Conservação, refúgios da Biodiversidade - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1726 e Efeito cumulativo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16591 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13133 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/5519 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/1906 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/15287 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/16948 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/16984 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/15867 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/16462 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13156 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/14582 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/11849 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13136 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13135 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/12958 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/4021 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/8709 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/800 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/11469 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/11468 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia alimentar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extinção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Ciências Naturais::Vida e ambiente | - |
Título: dc.title | Vida e Ambiente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: