
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Projeto Acessa Física - Instituto Brasileiro de Educação e Tecnologia de Formação a Distância - IBTF | - |
| Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:54:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:54:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/21065 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/502979 | - |
| Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
| Descrição: dc.description | Esta atividade abordará o tema Termodinâmica. A discussão inicial é em torno do funcionamento das máquinas térmicas e todo contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento dessas e também a sua evolução. Duas equipes de jovens curiosos, Azul e Vermelha, demonstrarão na prática como acontecem transformações adiabáticas com duas finalidades diferentes. A equipe azul vai demonstrar um fenômeno que é fundamental para o funcionamento da geladeira através de um experimento simples, utilizando os seguintes materiais: uma garrafa PET, uma bomba de encher pneu, uma válvula de pneu de bicicleta e um termômetro digital. Já a equipe vermelha vai realizar um experimento de transformação adiabática que consiste em aumentar a pressão num intervalo de tempo muito curto, dentro de um tubo, o qual faz um algodão pegar fogo | - |
| Descrição: dc.description | Conhecimentos relativos à energia mecânica; Conhecimento dos conceitos de calor e temperatura; Conhecimentos relativos à energia térmica | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | termodinamica.flv | - |
| Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Termodinâmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformação adiabática | - |
| Título: dc.title | Os Curiosos – Termodinâmica (com libras) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| ???dc.description2???: dc.description2 | Compreender a relação entre energia mecânica e calor; Explicar os princípios básicos de funcionamento de um refrigerador; Compreender os princípios fundamentais da termodinâmica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: