TV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBrasil. Ministério da Educação (MEC)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:53:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:53:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/20492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/502628-
Descrição: dc.descriptionEnsino Fundamental Final::Educação Física-
Descrição: dc.descriptionÉ fato que a capoeira é uma manifestação cultural esportiva genuinamente brasileira. Expressão de matrizes africanas com gênese em solo brasileiro, devido ao contexto da escravidão no período colonial português, apresenta em seu desenvolvimento uma trajetória marcada por diversos aspectos que merecem atenção das escolas e professores de educação física-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationVTS_06_1.flv-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectCapoeira-
Palavras-chave: dc.subjectCompetição-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Fundamental Final::Educação Física::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas-
Título: dc.titleTV Escola - Série Atividade - Capoeira - parte 2-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
???dc.description2???: dc.description2Identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais; Apresentar os fundamentos básicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; Reconhecer e vivenciar os diferentes tipos de ritmos e possibilidades de movimento do corpo por meio da musicalidade e instrumentos musicais da expressão; Reconhecer as principais regras, códigos e elementos simbólicos do jogo e desenvolvimento da capoeira, sua contextualização e adaptabilidade perante situações específicas; Estimular a discussão sobre a importância do ensino e prática da capoeira pela educação física escolar enquanto manifestação cultural esportiva brasileira; Reconhecer os principais personagens da modalidade como detentores da cultura popular, estimulando a reflexão crítica sobre a valorização dos mesmos pelo país-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.