É Tempo de Química! - Espectroscopia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:50:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:50:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/501150-
Descrição: dc.descriptionPerceber que a divisão entre os diferentes campos das ciências existe como um critério de organização, mas que, na prática, os fenômenos naturais não contemplam uma divisão tão efetiva. Saber que a espectroscopia é uma área que pertence ao mesmo tempo ao campo da química e da física. Reconhecer que existe no senso comum das pessoas um estereótipo de cientista que não condiz com os pesquisadores do mundo real. Identificar os fogos de artifício como um exemplo de fenômeno espectroscópico. Relacionar a espectroscopia com as interações entre a luz e a matéria, reconhecendo-a como um fenômeno ligado aos saltos quânticos dos elétrons. Identificar o espectroscópio como o instrumento capaz de superar as limitações do olho humano e realizar análises mais apuradas da matéria através da espectroscopia. Reconhecer o arco-íris como um fenômeno ligado a difração da luz. Diferenciar espectro contínuo de espectro de emissão e de absorção-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Química-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationvideo.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectArco-íris-
Palavras-chave: dc.subjectDifração-
Palavras-chave: dc.subjectEspectroscopia-
Palavras-chave: dc.subjectEspectroscópio-
Palavras-chave: dc.subjectEspectro Contínuo-
Palavras-chave: dc.subjectEspectro de absorção-
Palavras-chave: dc.subjectFótons-
Palavras-chave: dc.subjectLuminescência-
Palavras-chave: dc.subjectOnda eletromagnética-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação visível-
Palavras-chave: dc.subjectEspectro de emissão-
Palavras-chave: dc.subjectEspectro eletromagnético-
Palavras-chave: dc.subjectFísico-química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Química::Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas-
Título: dc.titleÉ Tempo de Química! - Espectroscopia-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
???dc.description2???: dc.description2Perceber que as interações entre a luz e a matéria podem fornecer, através da espectroscopia, uma importante ferramenta de análise para a química-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.