Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/500349 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | A mídia aborda a Termodinâmica, partindo de três etapas inter-relacionadas. Rápidas provocações são realizadas na introdução da mídia para compor os conceitos de termodinâmica. No primeiro episódio destaca-se os estados físicos da matéria, a mudança de fase a partir da temperatura e a utilização do termômetro para medir esta. Desta forma, os conceitos estão imersos nos diálogos dos estudantes, relacionando-os ao cotidiano. O segundo episódio concentra-se nos conceitos relativos ao calor, através de exemplos práticos dos estudantes, tratando também dos conceitos de equilíbrio térmico e de que forma ocorre a condução térmica, transferência de calor pode ocorrer no dia a dia, citando exemplos de condutores e isolantes que os estudantes tem contato no cotidiano. Ainda são abordados conceitos de convecção térmica, radiação e raios infravermelhos. No terceiro episodio podemos compreender as leis da termodinâmica, o comportamento do calor, de que forma a energia é conservada e as possíveis transformações de energia. Todos os conceitos são destacados a partir de dialogo entre estudantes, provocações e animações que compõem a mídia. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Termodinamica.mp4 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20049 | - |
Direitos: dc.rights | Selo Creative Commons permitido para copiar, distribuir, exibir e executar a obra; criar obras derivadas; não permitir uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isolantes térmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condutores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Oscilações, ondas, óptica e radiação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entropia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calor | - |
Título: dc.title | A física e o cotidiano: Termodinâmica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Perceber a importância do estudo da Termologia na compreensão de fenômenos do cotidiano, possibilitando interpretá-los e intervir em sua realidade | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9 Plugins do navegador: Adobe Flash Player | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: