Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:48:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:48:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/500211 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | O Laboratório Virtual Quero um Ponto de Apoio aborda as alavancas, que são comuns a vários objetos presentes no cotidiano como: tesouras, alicates, balanças, carrinhos de mão, pás, remos, gangorras e muitos outros dispositivos que funcionam graças ao princípio das alavancas. O software está dividido em dois momentos: no primeiro momento, o aluno pode escolher aleatoriamente alguns itens (alavancas) que estão espalhados na Feira de São Joaquim. Após a escolha, o aluno terá que dizer, exatamente, onde está a potência, a resistência e o apoio de cada item escolhido no cenário. Nesse momento, terá que dizer qual o tipo de alavanca, ou seja, se ela é interpotente, inter-resistente ou interfixa. No segundo, o software disponibiliza uma balança manipulável, onde o aluno poderá observar na prática os princípios físicos das alavancas | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Selo Creative Commons permitido para copiar, distribuir, exibir e executar a obra; criar obras derivadas; não permitir uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
Palavras-chave: dc.subject | rotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | centro de gravidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | corpos rígidos | - |
Título: dc.title | A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Quero um Ponto de Apoio | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Apreender, intuitiva e interativamente, o conceito de torque e a relação vetorial entre as forças envolvidas, bem como entender o princípio de funcionamento das alavancas | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9 Plugins do navegador: Adobe Flash Player | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: