De quantas maneiras posso passar meu cadarço?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Campinas - Unicamp - Matemática-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Samuel Rocha de-
Autor(es): dc.creatorBarichello, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17083-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499918-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionNeste experimento, será enunciado um problema de combinatória que trata do número de maneiras de passar o cadarço em um tênis, obedecendo a certas regras. Os alunos deverão, então, em uma primeira etapa, tentar fazer alguns esboços de passadas de cadarço que satisfaçam todas as regras, para ajudá-los a entender o problema de fato e, só então, deverão pensar em uma maneira de descobrir quantas possibilidades de passadas exis­tem. Na segunda etapa, uma das regras será removida, fazendo aumentar o número de maneiras possíveis, e os alunos deverão tentar calculá-las também. No fechamento, poderá ser promovida uma discussão sobre as generalizações dos problemas das etapas anteriores e, por fim, o que aconteceria com o número de possibilidades de passadas de cadarço caso qualquer outra regra fosse removida, confi­gurando uma maneira diferen­ciada para o trata­mento de um problema de combinatória-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20145-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsA Universidade Estadual de Campinas autoriza, sob licença Creative Commons – Atribuição 2.5 Brasil, cópia, distribuição, exibição e execução do material desenvolvido de sua titularidade, sem fins comerciais, assim como a criação de obras derivadas, desde que se atribua o crédito ao autor original da forma especificada por ele ou pelo licenciante, assim como a obra deverá compartilhar Licença idêntica a esta. Estas condições podem ser renunciadas, desde que se obtenha permissão do autor. O não cumprimento desta Licença acarretará nas penas previstas pela Lei nº 9.610/98-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio Fundamental da Contagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Análise de dados e probabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicas de Contagem-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatória-
Título: dc.titleDe quantas maneiras posso passar meu cadarço?-
???dc.description2???: dc.description2Fazer uma abordagem diferenciada sobre um problema de combinatória-
???dc.description3???: dc.description3Duração: Uma aula simples-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.