Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Thiago Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Rodrigo Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, José Osorio de | - |
Autor(es): dc.creator | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.creator | Pracias, Carla Cristina de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Palis, Gilda de La Rocque | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Silvana Marini Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:47:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:47:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16933 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499742 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um triângulo equilátero ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um triângulo equilátero. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas de otimização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções reais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra | - |
Título: dc.title | O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: