O Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thiago Gomes-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rodrigo Viana-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, José Osorio de-
Autor(es): dc.creatorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.creatorPracias, Carla Cristina de Lima-
Autor(es): dc.creatorPalis, Gilda de La Rocque-
Autor(es): dc.creatorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorLopes, Silvana Marini Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:47:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:47:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499742-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionAtravés do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um triângulo equilátero ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um triângulo equilátero. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?”-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas de otimização-
Palavras-chave: dc.subjectFunções reais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra-
Título: dc.titleO Problema do Barbante: Quadrado e Triângulo-
???dc.description2???: dc.description2Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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