Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Thiago Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Rodrigo Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, José Osorio de | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Silvana Marini Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Palis, Gilda de La Rocque | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.creator | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.creator | Pracias, Carla Cristina de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:47:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:47:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499739 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Na construção de um transformador de corrente alternada, insere-se na bobina circular do transformador um núcleo de ferro cuja seção transversal tem o formato de uma cruz. É importante que esta seção transversal tenha a maior área possível. Se o raio da seção transversal circular da bobina mede 18 milímetros e se x representa a metade da medida, em milímetros, dos lados da cruz cujas extremidades estão sobre a seção circular, quanto deve ser x para que a área A da cruz seja a maior possível?” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas de otimização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções reais | - |
Título: dc.title | O Problema da Bobina do Transformador | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Requisitos: navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+) com a linguagem Java (1.4+) instalada. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, usar as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade. Versão em inglês: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/ | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: