O Problema do Barbante: Quadrado e Círculo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thiago Gomes-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rodrigo Viana-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, José Osorio de-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorLopes, Silvana Marini Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorPalis, Gilda de La Rocque-
Autor(es): dc.creatorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.creatorPracias, Carla Cristina de Lima-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499738-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionAtravés do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um círculo ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um círculo. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?”-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas de otimização-
Palavras-chave: dc.subjectFunções reais-
Título: dc.titleO Problema do Barbante: Quadrado e Círculo-
???dc.description2???: dc.description2Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função-
???dc.description3???: dc.description3Requisitos: navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+) com a linguagem Java (1.4+) instalada. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, usar as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade. Versão em inglês: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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