O Problema do Caminho para A Horta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPalis, Gilda de La Rocque-
Autor(es): dc.creatorLopes, Silvana Marini Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorPracias, Carla Cristina de Lima-
Autor(es): dc.creatorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, José Osorio de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rodrigo Viana-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thiago Gomes-
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499737-
Descrição: dc.descriptionAtravés do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um agricultor está em sua casa C situada a 80 metros da margem retilínea de um rio. Ele quer encher primeiro o seu regador de água em um ponto M na margem deste rio e, depois, se dirigir para sua horta H, situada a 50 metros da margem do rio. A distância entre os pés A e B das perpendiculares traçadas de C e H sobre a margem do rio é igual a 100 metros. Considere um sistema de coordenadas onde A = (0, 0), B = (100, 0), C = (0, 80), H = (100, 50) e M = (x, 0). Quanto deve ser x, a abscissa do ponto M sobre o eixo x, para que o comprimento d do trajeto casa (C), rio (M) e horta (H) seja o menor possível?”-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra.-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas de otimização-
Palavras-chave: dc.subjectFunções reais-
Título: dc.titleO Problema do Caminho para A Horta-
???dc.description2???: dc.description2Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função-
???dc.description3???: dc.description3Requisitos: navegador (Firefox 2+ ou Internet Explorer 7+) com a linguagem Java (1.4+) instalada. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, usar as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade. Versão em inglês: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/-
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