Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fontana, Mônica Graciela Zoppi | - |
Autor(es): dc.creator | Fonsechi, Heloísa Rutschmann | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Leandro Rodrigues Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:46:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:46:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499613 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Língua Portuguesa | - |
Descrição: dc.description | Atividade de site educacional que consta de um texto explicativo introdutório e exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos. Inclui referências bibliográficas sobre o tema, uma proposta de produção escrita “HORA DE ESCREVER” e sugestões para ampliar o conhecimento do assunto através de diversas mídias, “PARA SABER MAIS” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | MEC | - |
Relação: dc.relation | PORT 0.2-DST-091209-BL1.mp3 | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto publicitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implícitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Público-leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal | - |
Título: dc.title | “Hora do Debate”, Campanhas de prevenção contra DSTs: Linguagem em alerta - Combatendo o preconceito: argumentação e linguagem - bloco 1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Refletir sobre a noção de interdiscurso e interdiscursividade e mostrar sua relevância para a compreensão e produção de sentido nos textos. Desenvolver práticas de análise e interpretação de textos de gênero publicitário, considerando sua forma, suas condições de produção e leitura, e sua circulação na sociedade. Descrever e praticar o uso de formas da língua nesses textos. Propiciar a discussão de temas polêmicos a partir de uma abordagem transdisciplinar. Promover a convivência e respeito em relação à diferença e à pluralidade de opiniões e modos de vida | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Os conteúdos desenvolvidos neste recurso estão relacionados com o conjunto dos assuntos abordados nas atividades do site educacional correspondentes ao episódio 2 “Combatendo o preconceito: argumentação e linguagem” do programa de áudio “Hora do Debate, cuja relação aparece a seguir, razão pela qual recomenda-se trabalhar com os alunos também esses softwares educacionais. 1-Textos de gênero publicitário (intertextualidade, linguagem coloquial, polissemia) 2-Censura (argumentação, metáfora, elipse) 3-Preconceito, implícitos e linguagem (léxico, pressuposição, não-ditos) 4-Textos e imagens (texto/imagem) 5-Argumentação no texto 1 (conjunções e operadores argumentativos) 6- Argumentação no texto 2 (conjunções e operadores argumentativos) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: