“Hora do Debate”, Campanhas de prevenção contra DSTs: Linguagem em alerta - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” - bloco 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Leandro Rodrigues Alves-
Autor(es): dc.creatorFonsechi, Heloísa Rutschmann-
Autor(es): dc.creatorFontana, Mônica Graciela Zoppi-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:46:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:46:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499612-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Língua Portuguesa-
Descrição: dc.descriptionSoftware de site educacional que consta de um texto explicativo introdutório e exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos. Inclui referências bibliográficas sobre o tema, uma proposta de produção escrita: “HORA DE ESCREVER”, e sugestões para ampliar o conhecimento do assunto através de diversas mídias: “PARA SABER MAIS”-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMEC-
Relação: dc.relationPORT 0.1-DST-091209-BL2.mp3-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal-
Palavras-chave: dc.subjectPúblico-leitor-
Palavras-chave: dc.subjectPolêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidade-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectAdjetivos-
Palavras-chave: dc.subjectLéxico-
Palavras-chave: dc.subjectSenso-comum-
Palavras-chave: dc.subjectTerminologia científica-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros-
Palavras-chave: dc.subjectTexto-
Palavras-chave: dc.subjectAutor-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Título: dc.title“Hora do Debate”, Campanhas de prevenção contra DSTs: Linguagem em alerta - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” - bloco 2-
Tipo de arquivo: dc.typeáudio-
???dc.description2???: dc.description2Refletir sobre a noção de interdiscurso e interdiscursividade e mostrar sua relevância para a compreensão e produção de sentido nos textos. Desenvolver práticas de análise e interpretação de textos que tratam das descobertas científicas, considerando sua forma, suas condições de produção e leitura, e sua circulação na sociedade. Descrever e praticar o uso de formas da língua nesses textos-
???dc.description3???: dc.description3Os conteúdos desenvolvidos neste recurso estão relacionados com o conjunto dos assuntos abordados nas atividades do site educacional correspondentes ao episódio 1 - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” do programa de áudio “Hora do Debate”, cuja relação aparece a seguir, razão pela qual recomenda-se trabalhar com os alunos também esses softwares educacionais. 1-Ciência, mídia e sociedade (escolha léxical, temporalidade) 2-Lendo textos de Divulgação Científica (aspas, expressões que introduzem reformulações, como “ou seja” e citações como “conforme diz X, analogias e metáforas) 3-Interpretando textos polêmicos (negação, inversão, topicalização) 4-Tabu e eufemismos na linguagem (elipse, léxico, eufemismos) 5-Condições de produção e interpretação de texto (paráfrases e versões de um tema em diferentes momentos históricos) 6-Modos de dizer e seus efeitos de verdade (modos verbais, advérbios de modo, orações impessoais e passivas, verbos de opinião e reforçadores como “é isso mesmo”)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.