Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fontana, Mônica Graciela Zoppi | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Fonsechi, Heloísa Rutschmann | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Leandro Rodrigues Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:46:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:46:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499611 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Língua Portuguesa | - |
Descrição: dc.description | Software de site educacional que consta de um texto explicativo introdutório e exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos. Inclui referências bibliográficas sobre o tema, uma proposta de produção escrita: “HORA DE ESCREVER”, e sugestões para ampliar o conhecimento do assunto através de diversas mídias: “PARA SABER MAIS” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | PORT 0.1-DST-091209-BL1.mp3 | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Público-leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminologia científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Senso-comum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adjetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Léxico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal | - |
Título: dc.title | “Hora do Debate”, Campanhas de prevenção contra DSTs: Linguagem em alerta - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” - bloco 1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Refletir sobre a noção de interdiscurso e interdiscursividade e mostrar sua relevância para a compreensão e produção de sentido nos textos. Desenvolver práticas de análise e interpretação de textos que tratam das descobertas científicas, considerando sua forma, suas condições de produção e leitura, e sua circulação na sociedade. Descrever e praticar o uso de formas da língua nesses textos | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Os conteúdos desenvolvidos neste recurso estão relacionados com o conjunto dos assuntos abordados nas atividades do site educacional correspondentes ao episódio 1 - “A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade” do programa de áudio “Hora do Debate”, cuja relação aparece a seguir, razão pela qual recomenda-se trabalhar com os alunos também esses softwares educacionais. 1-Ciência, mídia e sociedade (escolha léxical, temporalidade) 2-Lendo textos de Divulgação Científica (aspas, expressões que introduzem reformulações, como “ou seja” e citações como “conforme diz X, analogias e metáforas) 3-Interpretando textos polêmicos (negação, inversão, topicalização) 4-Tabu e eufemismos na linguagem (elipse, léxico, eufemismos) 5-Condições de produção e interpretação de texto (paráfrases e versões de um tema em diferentes momentos históricos) 6-Modos de dizer e seus efeitos de verdade (modos verbais, advérbios de modo, orações impessoais e passivas, verbos de opinião e reforçadores como “é isso mesmo”) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: