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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Projeto Acessa Física - Instituto Brasileiro de Educação e Tecnologia de Formação a Distância - IBTF | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:45:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:45:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499202 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | Esta atividade irá abordar o tema ondas: formação e propagação, que engloba assuntos como natureza das ondas, pulso, frente de onda, amortecimento, reflexão, difração, interferência e reverberação. A discussão inicial é em torno da grande utilização das ondas no cotidiano moderno como, por exemplo, os programas de rádio e televisão, que são transmitidos através de ondas eletromagnéticas. Para entender melhor o assunto, o físico explica o que é o som, como este se propaga e fala sobre algumas diferenças entre ondas sonoras e eletromagnéticas, utilizando exemplos de velocidade de propagação. O desafio das equipes é mostrar o que essas ondas têm a ver com nossas vidas. A equipe vermelha irá comparar o tempo de reverberação em três ambientes: teatro, hangar e ambiente ao ar livre. Já a equipe preta irá investigar ondas mecânicas na água, observando frentes de onda, amortecimento, reflexão e difração. Em um segundo momento, o físico vai explicar melhor a reverberação e comentar os experimentos da equipe preta | - |
Descrição: dc.description | Características ondulatórias: amplitude, comprimento de onda, frequência e velocidade de propagação | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amortecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relâmpago | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trovão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pulso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interferência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reverberação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Onda mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Onda eletromagnética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luz | - |
Título: dc.title | Os Curiosos – Formação e Propagação de Fenômenos Ondulatórios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Compreender características e propriedades das ondas; Conhecer os vários fenômenos ondulatórios como pulso, frente de onda, amortecimento, reflexão, difração, interferência e reverberação; Perceber a constante presença das ondas em nosso dia a dia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
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