Os Curiosos – Gravidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorProjeto Acessa Física - Instituto Brasileiro de Educação e Tecnologia de Formação a Distância - IBTF-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499188-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Física-
Descrição: dc.descriptionMovimento retilíneo uniformemente variado; Movimento oscilatório; Grandezas de espaço e tempo-
Descrição: dc.descriptionEsta atividade irá abordar o tema “gravidade” e apresentar algumas propriedades oscilatórias e de queda livre. A contextualização dessa temática ocorrerá mediante uma atividade proposta a duas equipes de curiosos. O desafio proposto aos estudantes será calcular um valor aproximado da aceleração gravitacional da Terra, com o auxilio de algumas atrações de um parque de diversões. A equipe vermelha calculou o valor da aceleração gravitacional através da frequência oscilatória de um pêndulo, para isso, os estudantes utilizaram a atração “Hadikali”, que simula um vôo de asa-delta em movimentos oscilatórios que podem chegar a 120Km/h, em seguida, demonstraram que a massa (no caso os próprios estudantes) não interfere no período de oscilação do sistema. A equipe azul calculou o valor da aceleração gravitacional através da medida de tempo de pequenos objetos em queda livre, para isso, os estudantes utilizaram a atração “La Tour Eiffel”, que proporciona quedas de 69 metros de altura e que podem chegar a 94 Km/h. Como a descida é muito rápida, os estudantes utilizaram uma câmera de vídeo, onde 1 segundo de filmagem tem 30 quadros, para facilitar as medições temporais e deixar o experimento um pouco mais preciso. Nessas situações, as equipes e o físico estarão problematizando e discutindo o conceito de gravidade-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação-
Palavras-chave: dc.subjectQueda livre-
Palavras-chave: dc.subjectVelocidade-
Palavras-chave: dc.subjectAceleração-
Palavras-chave: dc.subjectMassa-
Palavras-chave: dc.subjectPêndulo-
Palavras-chave: dc.subjectLei de Gravitação Universal-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos oscilatórios-
Palavras-chave: dc.subjectGravidade-
Título: dc.titleOs Curiosos – Gravidade-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
???dc.description2???: dc.description2Visualizar movimento de queda livre; Visualizar movimentos oscilatórios; Calcular aproximadamente a aceleração gravitacional da Terra; Resolver equações matemáticas relacionadas ao cálculo da aceleração gravitacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.