Modelando e visualizando poliedros de mesmo volume

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Eduardo Barbosa-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499161-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se um conjunto de tarefas envolvendo a construção e observação de dois tipos de modelos de poliedros: o tipo esqueleto de arestas, construído com canudos plásticos amarrados com fio de linha, e o tipo casca, que modela o poliedro representando as suas faces, construído com papelão, acetato ou outro material plástico semirrígido de baixo custo. Apresenta-se como o esqueleto das arestas de um tetraedro regular pode ser decomposto em outros esqueletos de poliedros menores, dando origem ao seu dual. Essa decomposição é representada em três aparelhos do tipo móbile, sendo que, cada um deles mostra as partes em que o tetraedro regular é desmembrado por meio de cortes planos. Além disso, cada etapa do móbile pode ser reproduzida por meio de peças tridimensionais como em um jogo do tipo quebra-cabeça, representando modelos do tipo casca dos poliedros obtidos da decomposição. Apresentam-se as instruções (incluindo animações, esquemas gráficos e fotos) para a construção dos três móbiles e quebra-cabeças, bem como um questionário de desafios para acompanhamento ou avaliação do aluno. No guia do professor, são apresentadas complementações metodológicas sobre a importância pedagógica da aplicação desses materiais e uma descrição das características geométricas de cada móbile-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectvolumes de poliedros-
Palavras-chave: dc.subjectdesenhos-
Palavras-chave: dc.subjectpoliedros equivalentes-
Palavras-chave: dc.subjectmóbiles-
Palavras-chave: dc.subjectarestas de poliedros-
Título: dc.titleModelando e visualizando poliedros de mesmo volume-
???dc.description2???: dc.description2Entender as relações existentes entre os comprimentos das arestas e alturas de sólidos de mesmo volume (sólidos equivalentes) no caso do tetraedro regular e de seu dual, por meio de aparelhos do tipo móbile, da observação das sombras obtidas da projeção de um feixe de luz sobre eles e da manipulação de quebra-cabeças tridimensionais. A observação das sombras produzidas é inspirada em obras do artista renascentista alemão Albrecht Dürer. Essa observação visa a ajudar o aluno a entender as modificações que ocorrem na passagem da representação de uma forma geométrica espacial para a de um desenho plano, levando-o a reconhecer desenhos que representem poliedros em perspectiva. Essa percepção auxilia a calcular o volume de poliedros-
???dc.description3???: dc.description3Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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