Modelando Polígonos Equivalentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Luana Sá de-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16543-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499159-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se a construção de 2 artefatos de baixo custo, modeladores de polígonos equivalentes (triângulos e paralelogramos) por meio de movimentos. Apresenta-se também um conjunto de atividades e desafios relativos a esses artefatos, acompanhados de animações eletrônicas interativas. No guia do professor, são apresentadas considerações sobre como se adaptar esses artefatos para o ensino de portadores de deficiência visual e duas animações eletrônicas relativas a pentágonos e hexágonos-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectáreas e polígonos equivalentes-
Palavras-chave: dc.subjectcongruência e posicionamento de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectregularidade-
Título: dc.titleModelando Polígonos Equivalentes-
???dc.description2???: dc.description2Observar regularidades e congruências de polígonos equivalentes por meio de materiais concretos e animações virtuais. Leva-se o aluno a cogitar sobre as medidas de áreas de figuras com formas geométricas diferentes, mas que apresentam regularidades: a medida da altura (fixa), em relação à medida constante de ao menos um dos lados de um polígono, ainda que este se movimente e modifique a sua forma-
???dc.description3???: dc.description3Tem sido constatado que alunos no nível de Ensino de Jovens e Adultos são motivados pela percepção visual dos artefatos, bem como alunos do Ensino Fundamental e do Médio, com necessidades visuais especiais, encontram benefícios na sua manipulação, pois esses artefatos podem ser devidamente adaptados para permitir uma boa percepção das situações geométricas por meio do tato. Esse material foi testado com professores e alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.