Tangrans Pitagóricos Concretos e Virtuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wagner Luiz Oliveira dos-
Autor(es): dc.creatorAlves, Rafael Machado-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Carol Cruz de-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499158-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se a construção, por meio de materiais concretos, de 2 artefatos articulados modeladores de situações que levam a representações da generalização do Teorema de Pitágoras, para o caso de figuras planas diferentes do quadrado. Apresenta-se também a construção das peças de 4 jogos geométricos planos do tipo quebra-cabeças: Tangram Pitagórico com Quadrados, com Triângulos, com Polígonos Quaisquer e com Semicírculos. A cada jogo ou artefato está relacionada uma atividade que permite ao aluno descobrir o teorema e relacioná-lo a uma forma geométrica diferente. As atividades são complementadas por 4 jogos eletrônicos, sendo que 3 deles são acompanhados de um termômetro virtual, indicador da adequação dos movimentos e encaixes realizados pelo jogador. Das atividades consta também um desafio com uma aplicação dos conceitos envolvidos e ainda reflexões importantes sobre o teorema, as quais permitem a constatação de relações históricas e inferências lógicas, bem como de aplicações lingüísticas no cotidiano de nossos dias. No guia do professor, são apresentadas indicações para aplicação dos jogos a alunos portadores de deficiência visual, bem como considerações sobre o processo de aproximação de curvas criado por Eudóxo e conhecido desde o tempo da antiga Grécia como método de aproximação por exaustão-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectsemicírculo-
Palavras-chave: dc.subjectpolígonos quaisquer-
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Pitágoras-
Palavras-chave: dc.subjectáreas e semelhanças de figuras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Título: dc.titleTangrans Pitagóricos Concretos e Virtuais-
???dc.description2???: dc.description2Observar semelhanças de figuras planas e a generalização do Teorema de Pitágoras para o caso de figuras planas semelhantes quaisquer, por meio de materiais concretos e aplicativos eletrônicos complementares. Observar relações históricas, inferências lógicas e aplicações lingüísticas no cotidiano. Cabe lembrar que, a generalização do Teorema de Pitágoras é interessante e instigadora, na medida em que permite levar o aluno a perceber como figuras curvas podem ocupar uma mesma área que outras com formas poligonais; apesar de nunca ser possível, por meio de recursos geométricos, ou seja, com régua e compasso, transformar uma forma curva em outra poligonal-
???dc.description3???: dc.description3Os jogos concretos e os artefatos também são indicados para o ensino de portadores de deficiência visual e para o Ensino de Jovens e Adultos. As versões concretas dos jogos foram testadas com alunos deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/ Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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