Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wagner Luiz Oliveira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Rafael Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira Junior, Manoel Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Erick Baptista | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Carol Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Votto, Bárbara Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499158 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | Apresenta-se a construção, por meio de materiais concretos, de 2 artefatos articulados modeladores de situações que levam a representações da generalização do Teorema de Pitágoras, para o caso de figuras planas diferentes do quadrado. Apresenta-se também a construção das peças de 4 jogos geométricos planos do tipo quebra-cabeças: Tangram Pitagórico com Quadrados, com Triângulos, com Polígonos Quaisquer e com Semicírculos. A cada jogo ou artefato está relacionada uma atividade que permite ao aluno descobrir o teorema e relacioná-lo a uma forma geométrica diferente. As atividades são complementadas por 4 jogos eletrônicos, sendo que 3 deles são acompanhados de um termômetro virtual, indicador da adequação dos movimentos e encaixes realizados pelo jogador. Das atividades consta também um desafio com uma aplicação dos conceitos envolvidos e ainda reflexões importantes sobre o teorema, as quais permitem a constatação de relações históricas e inferências lógicas, bem como de aplicações lingüísticas no cotidiano de nossos dias. No guia do professor, são apresentadas indicações para aplicação dos jogos a alunos portadores de deficiência visual, bem como considerações sobre o processo de aproximação de curvas criado por Eudóxo e conhecido desde o tempo da antiga Grécia como método de aproximação por exaustão | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | semicírculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | polígonos quaisquer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorema de Pitágoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | áreas e semelhanças de figuras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Título: dc.title | Tangrans Pitagóricos Concretos e Virtuais | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Observar semelhanças de figuras planas e a generalização do Teorema de Pitágoras para o caso de figuras planas semelhantes quaisquer, por meio de materiais concretos e aplicativos eletrônicos complementares. Observar relações históricas, inferências lógicas e aplicações lingüísticas no cotidiano. Cabe lembrar que, a generalização do Teorema de Pitágoras é interessante e instigadora, na medida em que permite levar o aluno a perceber como figuras curvas podem ocupar uma mesma área que outras com formas poligonais; apesar de nunca ser possível, por meio de recursos geométricos, ou seja, com régua e compasso, transformar uma forma curva em outra poligonal | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Os jogos concretos e os artefatos também são indicados para o ensino de portadores de deficiência visual e para o Ensino de Jovens e Adultos. As versões concretas dos jogos foram testadas com alunos deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/ Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: