Jogos artísticos geométricos concretos e virtuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wagner Luiz Oliveira dos-
Autor(es): dc.creatorAlves, Rafael Machado-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Carol Cruz de-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499157-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionSão apresentados três jogos concretos de encaixe relacionados à figura de um lagarto, baseada em uma litografia chamada Répteis, criada pelo ilustrador holandês Maurits Cornelis Escher. As peças do primeiro jogo, Mosaico dos Lagartos, possuem a forma de um lagarto por inteiro, enquanto que as dos outros dois quebra-cabeças, Jogo do Lagarto e Jogo do Lagarto Geométrico, partes desse lagarto, com formas de polígonos convexos e não-convexos. Um desafio baseado em uma situação-problema do cotidiano relaciona esses dois quebra-cabeças. Apresentam-se as indicações para a construção das peças dos jogos com materiais concretos e um guia detalhado para o professor. Como esses jogos concretos também são indicados para o ensino de alunos portadores de deficiência visual, no guia, são apresentadas considerações sobre a adaptação das peças para uma boa percepção táctil. Cada um dos jogos é acompanhado por um aplicativo eletrônico complementar que emula a situação concreta. Nas versões eletrônicas dos dois quebra-cabeças, um termômetro indica a adequação dos movimentos e encaixes realizados pelo jogador-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectpolígonos equivalentes-
Palavras-chave: dc.subjectcongruência e posicionamento de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectregularidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Título: dc.titleJogos artísticos geométricos concretos e virtuais-
???dc.description2???: dc.description2Constatar regularidades, congruências, equivalência de áreas e posicionamentos de figuras, advindas de simetrias axiais e rotações sobre uma superfície plana, por meio da observação das peças de três jogos de encaixe (construídos por meio de material concreto e complementados por aplicativos eletrônicos), os quais relacionam aspectos da Geometria com as Artes. Comparar áreas de polígonos regulares e irregulares, e observar polígonos equivalentes e algumas de suas relações-
???dc.description3???: dc.description3Os jogos concretos foram testados com professores e alunos deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/ Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.