Cônicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Luana Sá de-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499155-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se a construção de um conjunto de materiais didáticos de baixo custo, bem como atividades e desafios, acompanhados de animações eletrônicas. O experimento parte da construção de uma prancheta de apoio ou de desenho, um conjunto de cortes do cone, um aparelho para desenho de cônicas e de outros materiais concretos. Apresentam-se atividades que levam à obtenção das cônicas e que envolvem a manipulação desses materiais e ainda, fios, linhas e dobraduras de papel. Para cada uma das curvas cônicas apresenta-se uma animação eletrônica interativa, com a qual o aluno pode construí-la e visualizá-la. No guia do professor, são apresentadas considerações sobre o uso dos recursos e materiais concretos a alunos portadores de deficiência visual, bem como informações pedagógicas importantes sobre a necessidade de, na sala de aula, se relacionar desenhos à habilidade da visualização e a relações de interdisciplinaridade-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectelipses-
Palavras-chave: dc.subjectparábolas-
Palavras-chave: dc.subjecthipérboles-
Palavras-chave: dc.subjectcurvas envolventes-
Palavras-chave: dc.subjectlugares geométricos especiais-
Título: dc.titleCônicas-
???dc.description2???: dc.description2O estudo dos lugares geométricos é muito importante por ser uma fonte rica de padrões de regularidade. O objetivo do experimento é o aluno identificar as curvas cônicas (elipse, hipérbole e parábola) como lugares geométricos e a observá-las como curvas envolventes de um conjunto de retas. Leva-se o aluno a cogitar sobre as formas dessas curvas, obtidas pela manipulação de vários materiais, e a relacioná-las com situações do cotidiano e da tecnologia. Visa-se ao desenvolvimento da habilidade da visualização e a preparar o aluno para um estudo mais consciente da parte analítica dessas curvas, o qual é iniciado na última atividade apresentada-
???dc.description3???: dc.description3Alunos com necessidades visuais especiais encontram benefícios na manipulação dos recursos e materiais concretos apresentados, pois esses podem ser devidamente adaptados para permitir uma boa percepção das situações geométricas por meio do tato. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.