Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira Junior, Manoel Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Junior, Luciano Lucas de | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Allan Carlos dos | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Luana Sá de | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Erick Baptista | - |
Autor(es): dc.creator | Votto, Bárbara Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:45:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:45:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16539 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499148 | - |
Descrição: dc.description | Apresenta-se a construção de vários materiais didáticos de baixo custo, bem como um conjunto de atividades e desafios, acompanhados de animações eletrônicas. São apresentadas as orientações de como se construir duas coleções de bandeirinhas (de constituição e formas diversas), de três aparelhos geradores de sólidos e superfícies de revolução (que permitem girar as bandeirinhas) e de uma coleção de desenhos com exemplos e contra-exemplos de sólidos de revolução. Os aparelhos geradores permitem criar modelos tridimensionais de cilindros, cones, troncos de cone etc., com os quais o usuário pode interagir. Pode-se visualizar a formação da superfície de um sólido e de suas partes interiores, a partir do giro de diferentes modelos concretos de uma forma plana (triangular, retangular, trapezoidal, semicircular etc.). Um conjunto de dezenove animações eletrônicas exibe modelos tridimensionais com os quais o usuário pode completar virtualmente a experiência vivenciada com os materiais concretos | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | congruências | - |
Palavras-chave: dc.subject | volumes | - |
Palavras-chave: dc.subject | sólidos e superfícies de revolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | semelhanças | - |
Título: dc.title | Sólidos e superfícies de revolução | - |
???dc.description2???: dc.description2 | O estudo dos sólidos de revolução é importante devido à sua aplicação na vida cotidiana, que é permeada por esferas, cones, cilindros etc. Objetivo do experimento é o aluno identificar elementos dos sólidos de revolução, suas superfícies e pontos interiores, podendo classificá-los e representá-los. As tarefas, com vistas ao desenvolvimento da habilidade da visualização, preparam o aluno para um estudo mais consciente sobre o volume de sólidos. O experimento permite a observação de regularidades e semelhanças entre sólidos e superfícies de revolução, incluindo o reconhecimento de planificações e de algumas seções obtidas por cortes planos. Permite ainda a observação e o estabelecimento de relações existentes entre volumes de diferentes sólidos gerados pela rotação de uma mesma figura geométrica plana | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Alunos com necessidades visuais especiais encontram benefícios na manipulação dos materiais concretos, por estes permitirem uma boa percepção das situações geométricas, por meio do tato e do giro das bandeirinhas entre as mãos. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: