Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Eduardo Barbosa Pinheiro e Luana Sá de | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira Junior, Manoel Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Luana Sá de | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Erick Baptista | - |
Autor(es): dc.creator | Votto, Bárbara Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:45:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:45:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499144 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | O recurso apresenta um conjunto de atividades e desafios baseados em dois artefatos modeladores de cones artesanalmente construídos com fios de linha. È apresentada a construção de materiais auxiliares para o traçado do desenho das cônicas, tais como: um Conjunto de Cortes do Cone Modelado em Acetato, uma Prancheta de Apoio, um Aparelho para Desenhar Cônicas. Nas atividades, leva-se o aluno a cogitar sobre as formas das curvas cônicas, por meio da observação de uma coleção de fotos de curvas luminosas obtidas a partir de seções planas do cone e do cilindro de fios. O corte produzido por cada seção é emulado na forma de uma curva por um feixe retilíneo de luz, que incide sobre os fios. Os desenhos e a classificação das cônicas, bem como a dedução de suas equações são obtidos a partir das interrelações constatadas entre as observações visuais e as representações das cônicas obtidas com os diversos materiais. Apresenta-se um questionário de aplicação ou de avaliação do aluno e, ainda, no guia do professor, considerações sobre a importância da interpretação de fotos e desenhos geométricos nas nossas vidas e para o desenvolvimento da habilidade da visualização | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | cônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | seções planas do cone e do cilindro | - |
Palavras-chave: dc.subject | superfícies de revolução | - |
Título: dc.title | Cônicas como curvas luminosas | - |
???dc.description2???: dc.description2 | O estudo das cônicas é importante devido à sua aplicação no cotidiano e na tecnologia. Partindo-se de modelos de um cone e de um cilindro, construídos com fios, e de curvas luminosas obtidas por um feixe de luz refletido sobre eles, o objetivo do experimento é o aluno rever as curvas cônicas, estabelecer suas principais propriedades e ser introduzido em algumas situações de demonstração e dedução, por meio da obtenção de equações das cônicas | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Os materiais didáticos a serem confeccionados com material concreto são fundamentais, pois podem ser utilizados em escolas sem muitas condições materiais, incluindo aquelas sem, ou com poucos, computadores e, principalmente, por portadores de deficiência visual. Embora se use um feixe de luz, os alunos portadores de tal deficiência também podem realizar essas tarefas, pois elas envolvem uma coleção de pequenas peças de fácil manipulação, formada por um Conjunto de Cortes do Cone Modelado em Acetato. Ainda que as atividades também pressuponham a percepção das formas obtidas por meio da manipulação de barbantes sobre uma folha de papel, os procedimentos podem ser percebidos pelo movimento das mãos ou pelo tato. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: