Jogos artísticos geométricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wagner Luiz Oliveira dos-
Autor(es): dc.creatorAlves, Rafael Machado-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Carol Cruz de-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:45:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:45:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/499143-
Descrição: dc.descriptionSão apresentados três jogos eletrônicos: um mosaico (Mosaico dos Lagartos) e dois jogos do tipo quebra-cabeça (Jogo do Lagarto e Jogo do Lagarto Geométrico). Um desafio baseado em uma situação-problema do cotidiano relaciona esses dois jogos. Ao se manipular esses dois quebra-cabeças, um termômetro indica a adequação dos encaixes e movimentos realizados pelo jogador. Estes jogos com figuras de lagartos são baseados em uma litografia chamada Répteis, criada pelo ilustrador holandês Maurits Cornelis Escher. Apresenta-se um guia detalhado para o professor-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectpolígonos equivalentes-
Palavras-chave: dc.subjectcongruência e posicionamento de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectregularidade-
Título: dc.titleJogos artísticos geométricos-
???dc.description2???: dc.description2Constatar regularidades, congruências e posicionamentos de figuras, advindos de simetrias axiais e rotações sobre uma superfície plana, por meio da observação das peças de três jogos eletrônicos de encaixe, os quais relacionam aspectos da Geometria com as Artes. Observar polígonos equivalentes, por meio da comparação das áreas de polígonos regulares e irregulares-
???dc.description3???: dc.description3): O conjunto dos 3 jogos eletrônicos aqui apresentados, adequados para o uso em um laboratório de informática, é uma versão simplificada da versão principal apresentada no experimento educacional JOGOS ARTÍSTICOS GEOMÉTRICOS CONCRETOS E VIRTUAIS, encontrado em http://www.uff.br/cdme/, na qual são apresentadas as instruções para as construções com materiais concretos e suas adaptações. Por meio da construção concreta das peças desses jogos eletrônicos com materiais manipuláveis e de sua adequação a uma boa percepção táctil, esses jogos também podem ser indicados para serem utilizados em laboratórios de ensino com materiais concretos, museus interativos, feiras de ciências etc., bem como para o ensino de alunos portadores de deficiência visual. Possíveis atualizações e extensões das atividades estarão disponíveis no endereço citado. Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.