Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seara da ciência – Universidade Federal do Ceará | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:44:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:44:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/23027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/498507 | - |
Descrição: dc.description | Guia de experimento que permite observar como é possível perceber os efeitos da pressão atmosférica através de três experimentos. O primeiro utiliza um copo com água, deve-se colocar um cartão em cima dele e virar rapidamente, a água não cairá imediatamente. No segundo experimento é possível observar que se colocar uma vareta (não muito dura) em uma folha de jornal e der um golpe rápido em sua ponta, ela pode se quebrar, mas a folha de jornal não levantará. No ultimo experimento deve-se usar uma lata (de refrigerante) com água dentro, é preciso esquentar a água que está lá dentro (utilizar uma pinça apropriada) e após sair fervida a água (deve sair vapor pelo furo), é necessário jogar todo o conteúdo fora e colocar embaixo de água fria com o furo para baixo, desta maneira a lata implodirá. Esses três experimentos demonstram os efeitos da pressão atmosférica, em que ela está atuando em uma pressão mais baixa. Durante as três experiências ocorrem um pequeno momento em que uma região está em vácuo parcial, após o ar retorna ocupando seu espaço. Como material necessário para as três experiências é preciso ter: um copo de vidro (grosso), cartão, vareta de madeira, folhas de jornal, lata de refrigerante, pinça grande de laboratório e aquecedor (ou pequeno fogareiro) | - |
Descrição: dc.description | Educação Infantil::Natureza e sociedade | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Seara da ciência | - |
Relação: dc.relation | EFEITOS DA PRESSAO ATMOSFERICA.doc | - |
Direitos: dc.rights | Autorização por e-mail, dada pelo autor diretamente ao Ministério da Educação - MEC permite copiar, distribuir e exibir as obras sem o fim lucrativo | - |
???dc.source???: dc.source | http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/flu1.htm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os fenômenos da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pressão atmosférica baixa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pressão atmosférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vácuo parcial | - |
Título: dc.title | Efeitos da pressão atmosférica | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Observar a ação e os efeitos da pressão atmosférica durante o pequeno tempo de vácuo parcial | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Experimento originariamente destinado à outros níveis de ensino, mas pode ser adaptado para a Educação Infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: