Música é cultura, é física!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho Neto, Cassiano Zeferino de-
Autor(es): dc.creatorInstituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:42:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:42:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/497856-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Física-
Descrição: dc.descriptionOs jovens Cleber e Mariana Brasil, tocando diferentes instrumentos musicais de sopro, percussão e cordas contracenam com o Professor Galileo Lattes (avatar do autor), dialogando a respeito das características físicas que conferem peculiaridades sonoras a cada instrumento. São abordados os conceitos de altura do som (frequencia), amplitude e timbre, dentro do espaço da cena dramatúrgica-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relation02TV.flv-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectinstrumentos de percussão-
Palavras-chave: dc.subjectamplitude-
Palavras-chave: dc.subjectondas sonoras-
Palavras-chave: dc.subjectfrequência - altura do som-
Palavras-chave: dc.subjectpropagação de ondas-
Palavras-chave: dc.subjectvelocidade de propagação de um pulso-
Palavras-chave: dc.subjectinstrumentos de cordas-
Palavras-chave: dc.subjecttimbre-
Palavras-chave: dc.subjectinstrumentos de sopro-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação-
Título: dc.titleMúsica é cultura, é física!-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
???dc.description2???: dc.description2Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da Física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidado/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da Física, sem perder de vista sua historicidade-
???dc.description3???: dc.description3Este objeto educacional (OE) é unidade independente de um conjunto de mídias digitais para a educação que fazem parte da obra ‘FÍSICA VIVENCIAL: UMA AVENTURA DO CONHECIMENTO’ cujo acesso pode ser feito através do endereço: www.fisicavivencial.pro.br. Neste ambiente dedicado à gestão da informação relacionada aos objetos educacionais da referida obra, o usuário poderá se utilizar da ferramenta ‘CONSTRUCTOR©, para compor variadas possibilidades pedagógicas e de estudos (autodidáticos), utilizando as mídias digitais disponíveis, como a Plataforma Digital Complexmedia (Software [SF] e Experimentos Educacionais [EE]) e programas de áudio (WEBRD), também disponíveis neste Banco internacional de Objetos Educacionais, ou acessados através do endereço www.fisicavivencial.pro.br. Informações detalhadas e complementares poderão ser encontradas no Guia Pedagógico (GP) que é encaminhado com este objeto educacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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