Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bassalo, José Maria Filardo | - |
Autor(es): dc.creator | Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE) | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Maria Taís de | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de (Org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Pucci, Luis Fábio Simões | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:40:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:40:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13941 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/496750 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | Um mapa de navegação orienta um caminho para ser preferencialmente percorrido, no acesso aos recursos do software, ainda que se ressalte que as possibilidade de abordagem são inúmeras e dependerão de cada caso e circunstância pedagógica.O laboratório virtual possibilita experimentação simula a respeito dos fenômenos pertinentes ao tema e apresenta tarefas experimentais complementares. Em Teoria se fundamentam conceitos, com variados exemplos, contando com acessos a outras fontes selecionadas de informação, vídeos e recursos de imagética, dirigidos para determinados endereços na web. O mapa interativo amplia as inter-relações com o tema geral, e apresenta aspectos de relevância incluindo Ciência, Tecnologia e sociedade. Historia e tecnologia trazem, através do Túnel do tempo, momentos marcantes inter-relacionados ao tema geral do software, integrando as informações aos conceitos científicos e tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo. Em avaliação é possível encontrar problemas, desafios e algumas questões de exames com ENEM e vestibulares, em geral, que propiciem o desenvolvimento de pensamento critico e criativo na resolução de questões que se integram ao tema geral do software; todos os problemas propostos contam com gestão de erros, detalhamento um determinado caminho escolhido pelo autor, comentando a solução encontrada. Esta plataforma de educação presencial e à distância (Complexmedia) apresenta um Guia do Professor, por meio do qual se encontrará orientações, sugestões e informações, em geral, que fovoreçam o melhor aproveitamento do recurso, ainda que se ressalve que mesmo sendo abrangente o referido guia não se encerra em si mesmo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.htm | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Térmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Potência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperatura | - |
Título: dc.title | Calorimetria - Potência e energia térmica de uma fonte de calor | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da Física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidade/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da Física, sem perder de vista sua historicidade. Quando aos objetivos específicos, este plataforma de aprendizagem possibilita a determinação da potência térmica de diferentes fontes de calor, a partir da medição da quantidade de calor fornecida pela fonte (Q) e do tempo decorrido de aquecimento (t). Os valores de potência, expressos em joules, permitem ao usuário comparar valores de potência máxima declaradas em aparelhos diversos, como aquecedores e fornos de microondas. Um gráfico comparativo pode ser habilitado, mostrando as diferenças entre as curvas de potência de cada fonte estudada e indicando como determinar a potência graficamente, a partir da curva Qxt. Na teoria e no Mapa Interativo, será possível consultar os seguintes assuntos: Temperatura, calor, calor específico, capacidade térmica, mudanças de fase, calor sensível e latente, diagrama de fases, equação fundamental da calorimetria, energia interna e potência térmica, além de um panorama histórico dos temas e algumas de suas aplicações. O conjunto inclui um processo de avaliação interativa, a respeito dos assuntos teórico-experimentais abordados | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Mídia complexa (complexmedia©)contém um simulador(interativo),e referenciais teóricos que são apresentados como forma de possibilitar o avanço no entendimento dos problemas propostos e na própria avaliação, como elementos de aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: