Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Melo, Maria Taís de | - |
Autor(es): dc.creator | Tavolaro, Cristiane Rodrigues Caetano | - |
Autor(es): dc.creator | José Maria Filardo, Bassalo | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Marisa Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE) | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de (Org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:36:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:36:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12908 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/495466 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | Um mapa de navegação orienta um caminho para ser preferencialmente percorrido, no acesso aos recursos do software, ainda que se ressalte que as possibilidades de abordagem são inúmeras e dependerão de cada caso e circunstância pedagógica. O contexto apresenta situações que enfatizam de forma enriquecida por imagética e com acessibilidade. Em desafios são apresentados problemas envolvendo alguns dos conceitos abordados. Em produção de conhecimento, a personagem de Galileo Lattes comenta os resultados das pesquisas efetuadas, a partir dos problemas apresentados em desafios. O laboratório Virtual possibilita experimentação simulada a respeito dos fenômenos pertinentes ao tema e apresenta tarefas experimentais complementares. Em teoria se fundamentam conceitos, com variados exemplos, contando com acessos a outras fontes selecionadas de informação, vídeos e recursos de imagética, dirigidos para determinados endereços na Web. O mapa interativo amplia as inter-relações como o tema geral, e apresenta aspectos de relevância incluindo ciência, tecnologia e sociedade. História e tecnologias trazem, através do túnel do tempo, momentos marcantes inter-relacionados ao tema geral do software, integrando as informações aos conceitos científicos e tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo. Em avaliação, é possível encontrar problemas, desafios e algumas questões de exames com ENEM e vestibulares, em geral, que propiciem o desenvolvimento de pensamento critico e criativo na resolução de questões que se integram ao tema geral do software; todos os problemas propostos contam com gestão de erros, detalhamento um determinado caminho escolhido pelo autor, comentando a solução encontrada. Esta plataforma de educação presencial e à distância (Complexmedia) apresenta um guia do professor, por meio do qual se encontrará orientações, sugestões e informações, em geral, que favoreçam o melhor aproveitamento do recurso, ainda que se ressalve que mesmo sendo abrangente, o referido guia não se encerra em si mesmo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.htm | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espalhamento alfa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos atômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo atômico de Rutherford | - |
Palavras-chave: dc.subject | Núcleo do átomo | - |
Título: dc.title | Física quântica - Modelos atômicos | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver a capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidado/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da física, sem perder a vista sua historicidade. Quanto aos objetivos específicos, esta plataforma de aprendizagem explora a necessidade da elaboração de um modelo para a estrutura do átomo baseado em resultados experimentais do final do século XIX e início do século XX. Os resultados para o espalhamento de partículas alfa por finas folhas de metal levaram Rutherford a sugerir o modelo onde um núcleo positivo é orbitado por elétrons. O sucesso do modelo é explorado no sentido de evidenciar a existência do núcleo atômico, porém também mostra que o modelo é incompleto já que não explica o comportamento dos elétrons . Os exercícios exploram o procedimento realizado para obter as evidências experimentais da existência do núcleo através do espalhamento de partículas alfa, bem como permite abordar conceitos relativos à variação da quantidade de movimento de uma partícula carregada ao interagir com um campo elétrico. | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Mídia complexa (complexmedia©) - Contém um simulador ( interativo), elementos de vídeo, que também serve de canal de acessibilidade aos usuários que tenham dificiência visual ou auditiva, e referenciais teóricos que são apresentados como forma de possibilitar o avanço no entendimento dos problemas propostos e na própria avaliação, como elemento de aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: