Aprendendo com a rotina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarmo, Alisson F. Coelho do-
Autor(es): dc.creatorSaito, Ayrton-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael Caldas de-
Autor(es): dc.creatorTamamaru, Rafael Carlos Alcântara-
Autor(es): dc.creatorZanotello, Luiz Gustavo Ferreira-
Autor(es): dc.creatorSantana, Jane Aparecida de Souza-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniela Cristina Barros de-
Autor(es): dc.creatorMachado, Liliane Santos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Tereza Cristina Iwamoto de-
Autor(es): dc.creatorHigashe, Tereza-
Autor(es): dc.creatorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
Autor(es): dc.creatorSchlünzen, Klaus Junior-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:35:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:35:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/495228-
Descrição: dc.descriptionEnsino Fundamental Inicial::Alfabetização-
Descrição: dc.descriptionO Objeto de Aprendizagem propõe o trabalho com diversos recursos oferecidos pelo computador, agregando componentes como vídeos, imagens e sons, facilitando ao aluno o contato com uma atividade bastante aproximada da realidade. Assim, primeiramente o recurso educacional trabalha com elementos contextuais à pessoa com autismo, para posteriormente enfocar no processo de generalização, para atingir um conhecimento mínimo de mundo. Ao acessar o Objeto de Aprendizagem, inicialmente o usuário será conduzido a uma tela onde há um banco de dados cujo objetivo é armazenar as informações pessoais a respeito do aluno bem como suas figuras e fotos. Ao inserir dados e fotos relacionados ao dia-a-dia do aluno com autismo, o professor poderá faze-lo associar e/ou comparar seus dados pessoais com os fornecidos pelo Objeto de Aprendizagem, por exemplo, comparando as fotos da casa do aluno com as fotos da casa exposta nas telas do recurso educacional, as roupas do personagem com as roupas do aluno/usuário etc. Acredita-se que isto facilitará a compreensão e assimilação das atividades. Posteriormente, o objeto apresenta três ambientes que são ao mesmo tempo contextuais à realidade da pessoa com autismo como também apresentam desafios a serem superados. Para auxiliar nas atividades, o usuário contará com a presença de um personagem que se comunicará com ele a todo o momento. As atividades serão desenvolvidas partindo da rotina diária: casa, escola e o sítio. A seleção das atividades e dos ambientes considera a rotina da pessoa com autismo, buscando relação com as atividades que compõem o cotidiano dos dias de semana (casa e escola) e uma proposta para os fins-de-semana (casa e sítio). No sítio serão trabalhados conceitos e elementos (animais) que fazem parte do conhecimento dos alunos ou que mesmo que não façam, contribuem para a generalização sobre o conhecimento de mundo acerca desse ambiente. Ao final do Objeto de Aprendizagem, há uma tela onde o personagem encerra as atividades, mostrando o término do dia e seu retorno para casa-
Descrição: dc.descriptionÉ desejável que o aluno tenha contato prévio com o computador, considerando que saiba identificar como funciona a máquina e para quê serve, como, por exemplo, ter conhecimento da associação mouse/cursor, ou seja, que o aluno compreenda que ao mexer o mouse, ele terá possibilidades de trabalhar com os elementos dispostos na tela-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNúcleo de Educação Corporativa da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia-
Relação: dc.relationAprendendo_com_a_rotina.exe-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão cedido pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação do Brasil, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência. Fica vedada qualquer prática lucrativa desta animação por parte do Ministério da Educação do Brasil-
???dc.source???: dc.sourcehttp://www.nec.prudente.unesp.br-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Alfabetização::Concepção de alfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleAprendendo com a rotina-
???dc.description2???: dc.description2Propor atividades contextualizadas que contribuam para o processo de alfabetização e expansão do conhecimento de mundo para pessoas com autismo-
???dc.description3???: dc.description3Para visualizar esse recurso é necessário instalar o Flash Player. Disponível em: <http://get.adobe.com/br/flashplayer/>-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.