Física vivencial: Uma aventura do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorCarvalho Neto, Cassiano Zeferino de (Org.)-
Autor(es): dc.creatorPatraconi Filho, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorMelo, Maria Taís de-
Autor(es): dc.creatorBassalo, José Maria Filardo-
Autor(es): dc.creatorInstituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/495214-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Física-
Descrição: dc.descriptionUm mapa de navegação orienta um caminho para ser preferencialmente percorrido, no acesso aos recursos do software, ainda que se ressalte que as possibilidades de abordagem são inúmeras e dependerão de cada caso e circunstância pedagógica. O laboratório virtual possibilita experimentação simulada a respeito dos fenômenos pertinentes ao tema e apresenta tarefas experimentais complementares. Em teoria se fundamentam conceitos, com variados exemplos, contando com acessos a outras fontes selecionadas de informação, vídeos e recursos de imagética, dirigidos para determinados endereços na web. O mapa interativo amplia as inter-relações como o tema geral, e apresenta aspectos de relevância incluindo ciência, tecnologia e sociedade. História e tecnologias trazem, através do túnel do tempo, momentos marcantes inter-relacionados ao tema geral do software, integrando as informações aos conceitos científicos e tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo. Em avaliação, é possível encontrar problemas, desafios e algumas questões de exames com ENEM e vestibulares, em geral, que propiciem o desenvolvimento de pensamento critico e criativo na resolução de questões que se integram ao tema geral do software; todos os problemas propostos contam com gestão de erros, detalhamento um determinado caminho escolhido pelo autor, comentando a solução encontrada. Esta plataforma de educação presencial e à distância (Complexmedia) apresenta um guia do professor, por meio do qual se encontrará orientações, sugestões e informações, em geral, que favoreçam o melhor aproveitamento do recurso, ainda que se ressalve que mesmo sendo abrangente, o referido guia não se encerra em si mesmo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.htm-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/22976-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia-
Palavras-chave: dc.subjectIndução eletromagnética-
Palavras-chave: dc.subjectForça magnética-
Palavras-chave: dc.subjectCampo magnético-
Título: dc.titleFísica vivencial: Uma aventura do conhecimento-
Título: dc.titleEletromagnetismo - Faraday : Eis o cara !-
???dc.description2???: dc.description2Estudar sobre a indução eletromagnética de Faraday e suas aplicações por meio de vídeos e simulações que exploram os efeitos da interação entre campos magnéticos e correntes, citando aplicações relevantes no cenário tecnológico atual. Compreender o conceito de força magnética e seus efeitos sobre uma partícula carregada; estudar os efeitos do campo magnético sobre um condutor percorrido por uma corrente; Compreender o conceito de fluxo magnético e indução eletromagnética e as aplicações tecnológicas decorrentes das leis de indução eletromagnética e de Lenz-
???dc.description3???: dc.description3Mídia complexa (complexmedia©)- Contém um simulador (Interativo) e referenciais teóricos que são apresentados como forma de possibilitar o avanço no entendimento dos problemas propostos e na prória avaliação, como elemento de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.