Física vivencial: Uma aventura do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho Neto, Cassiano Zeferino de (Org.)-
Autor(es): dc.creatorTavolaro, Cristiane Rodrigues Caetano-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Marisa Almeida-
Autor(es): dc.creatorBassalo, José Maria Filardo-
Autor(es): dc.creatorMelo, Maria Taís de-
Autor(es): dc.creatorInstituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC - MCT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/495213-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Física-
Descrição: dc.descriptionUm mapa de navegação orienta um caminho para ser preferencialmente percorrido, no acesso aos recursos do software, ainda que se ressalte que as possibilidades de abordagem são inúmeras e dependerão de cada caso e circunstância pedagógica. O contexto apresenta situações que enfatizam de forma enriquecida por imagética e com acessibilidade. Em desafios são apresentados problemas envolvendo alguns dos conceitos abordados. Em produção de conhecimento, a personagem de Galileo Lattes comenta os resultados das pesquisas efetuadas, a partir dos problemas apresentados em desafios. O laboratório Virtual possibilita experimentação simulada a respeito dos fenômenos pertinentes ao tema e apresenta tarefas experimentais complementares. Em teoria se fundamentam conceitos, com variados exemplos, contando com acessos a outras fontes selecionadas de informação, vídeos e recursos de imagética, dirigidos para determinados endereços na Web. O mapa interativo amplia as inter-relações como o tema geral, e apresenta aspectos de relevância incluindo ciência, tecnologia e sociedade. História e tecnologias trazem, através do túnel do tempo, momentos marcantes inter-relacionados ao tema geral do software, integrando as informações aos conceitos científicos e tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo. Em avaliação, é possível encontrar problemas, desafios e algumas questões de exames com ENEM e vestibulares, em geral, que propiciem o desenvolvimento de pensamento critico e criativo na resolução de questões que se integram ao tema geral do software; todos os problemas propostos contam com gestão de erros, detalhamento um determinado caminho escolhido pelo autor, comentando a solução encontrada. Esta plataforma de educação presencial e à distância (Complexmedia) apresenta um guia do professor, por meio do qual se encontrará orientações, sugestões e informações, em geral, que favoreçam o melhor aproveitamento do recurso, ainda que se ressalve que mesmo sendo abrangente, o referido guia não se encerra em si mesmo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.htm-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Bohr-
Palavras-chave: dc.subjectSalto Quântico-
Palavras-chave: dc.subjectEspecto de emissão de gases-
Palavras-chave: dc.subjectModelo do átomo de hidrogênio-
Título: dc.titleFísica vivencial: Uma aventura do conhecimento-
Título: dc.titleFísica quântica - Salto quântico-
???dc.description2???: dc.description2Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver a capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidado/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da física, sem perder a vista sua historicidade. Quanto aos objetivos específicos, esta plataforma de aprendizagem possibilita entender a evolução do modelo atômico de Rutherford ate o modelo do Bohr para o átomo de hidrogênio ao explorar a medição e características dos espectros discretos de gases monoatômicos. A necessidade dos postulados de Bohr para que o modelo se adequasse aos resultados das medições dos espectros é enfatizada. O Salto quântico executado pelo elétron é consequência dos postulados. As tarefas com o simulador exploram o procedimento realizado para obter os comprimentos de onda das linhas espectrais de alguns gases monoatômicos e os exercícios exploram os níveis de energia do átomo de hidrogênio, bem como abordam conceitos relativos à energia do elétron e ao salto quântico-
???dc.description3???: dc.description3Mídia complexa (complexmedia©)contém um simulador(interativo), elementos de vídeo,que também serve de canal de acessibilidade aos usuários que tenham deficiência visual ou auditiva e referenciais teóricos que são apresentados como forma de possibilitar o avanço no entendimento dos problemas propostos e na própria avaliação, como elementos de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

Não existem arquivos associados a este item.