Progressões geométricas em fractais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Jonatas-
Autor(es): dc.creatorSunye, Marcos-
Autor(es): dc.creatorRamos, Gabriel-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Raphael-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Laura-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabiano-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Andrey-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Fernando-
Autor(es): dc.creatorMoreschi, Felipe-
Autor(es): dc.creatorLACTEC - Instituto de Tecnologias para o Desenvolvimento, Projeto Condigital MEC - MCT-
Autor(es): dc.creatorGastaldi, Luciana-
Autor(es): dc.creatorPicolotto, Danilo-
Autor(es): dc.creatorVernize, Grazielle-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Marcos-
Autor(es): dc.creatorSousa, Rafael-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luan dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Derik da-
Autor(es): dc.creatorBona, Luis-
Autor(es): dc.creatorDirene, Alexandre-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Lourdes-
Autor(es): dc.creatorMarczal, Diego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T19:32:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T19:32:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/494309-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionOs alunos deverão ter familiaridade com a especificação de fórmulas matemáticas bem formadas e, também, com calculadoras simples-
Descrição: dc.descriptionO simulador : Um software inovador e de facil utilização. O simulador fractais permite, ao aprendiz, a construção de um conceito a partir da visualização sequencial e dinâmica das figuras geométricas representadas, modificadas ao longo de uma quantidade n de iterações(ou passos repetitivos). O ambiente proporciona dicas dependentes de contexto além de retroalimentação na ocorrência de erros conceituais registrados pelo aprendiz no sistema-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationindex.html-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/20139-
Relação: dc.relationoai:handle/mec/16041-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectProfressões Geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectFractais-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectFigura geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleProgressões geométricas em fractais-
???dc.description2???: dc.description2O objetivo geral do simulador consiste em proporcionar aos alunos um ambiente que permite o tratamento do conceito de fractais de maneira concreta.Entre outras coisas, o simulador busca: -motivar os alunos em relação ao conceito de fractais; -Proporcionar ao aluno a oportunidade de identificar vários relacionamentos matemáticos associados ao Fractal Triângulo Sierpinsky ( entre os quais : os tamanhos dos lados em iterações subsequentes e os termos de uma profressão geométrica - PG decrescente; os tamanhos dos lados e a iteração, os perímetros consecutivos e uma PG crescente); -Proporcionar ao aluno a oportunidade de investigar a ocorrência ou não de fenômenos matemáticos associados ao a Curva de Kock (ou Ilha de Koch, dentre os quais a composição de progressões geométricas pelos valores dos lados e pelos valores dos perímetros; -Permitir ao aluno descobrir as propriedades e o comportamento das progressões geométricas "Área de um triângulo" e "Área total" associadas a cada um dos fractais vistos; -Proporcionar a oportunidade de os alunos conhecerem figuras que têm apelo lúdico,e, motivados pelo conhecimento desta figura aparentemente "mágica", realizarem uma série de esforços de cunho matemático que incluem os seguintes pontos: trabalhar com preocessos iterativos, escrever fórmulas gerais, calcular áreas e perímetros de figuras de complexidade crescente, aplicar progressões geométricas, trabalhar com tabelas e ver uma introdução intuitiva ao conceito de limite-
???dc.description3???: dc.description3Para ser executado, o software exige apenas que os computadores tenham: Qualquer sistema operacional( exemplo: Ubuntu Linux, Kurumin Linux, Debian Linux, Windows 98, Windows XP, Windows Vista, etc)instalado; Qualquer navegador Web (Web Browser)que suporte Java ( Exemplo: Mozilla Firefox, Epiphany, Opera, Internet Explorer, etc) instalado; Java JRE 1.6 instalado. O Guia do Professor está publicado junto com a animação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - MEC BIOE

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