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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Teixeira, Jonatas | - |
Autor(es): dc.creator | Sunye, Marcos | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Gabriel | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Raphael | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabiano | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Andrey | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Moreschi, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | LACTEC - Instituto de Tecnologias para o Desenvolvimento, Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Gastaldi, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Picolotto, Danilo | - |
Autor(es): dc.creator | Vernize, Grazielle | - |
Autor(es): dc.creator | Castilho, Marcos | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luan dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Derik da | - |
Autor(es): dc.creator | Bona, Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Direne, Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Lourdes | - |
Autor(es): dc.creator | Marczal, Diego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:32:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:32:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/494309 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | Os alunos deverão ter familiaridade com a especificação de fórmulas matemáticas bem formadas e, também, com calculadoras simples | - |
Descrição: dc.description | O simulador : Um software inovador e de facil utilização. O simulador fractais permite, ao aprendiz, a construção de um conceito a partir da visualização sequencial e dinâmica das figuras geométricas representadas, modificadas ao longo de uma quantidade n de iterações(ou passos repetitivos). O ambiente proporciona dicas dependentes de contexto além de retroalimentação na ocorrência de erros conceituais registrados pelo aprendiz no sistema | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20139 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/16041 | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profressões Geométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Figura geométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Progressões geométricas em fractais | - |
???dc.description2???: dc.description2 | O objetivo geral do simulador consiste em proporcionar aos alunos um ambiente que permite o tratamento do conceito de fractais de maneira concreta.Entre outras coisas, o simulador busca: -motivar os alunos em relação ao conceito de fractais; -Proporcionar ao aluno a oportunidade de identificar vários relacionamentos matemáticos associados ao Fractal Triângulo Sierpinsky ( entre os quais : os tamanhos dos lados em iterações subsequentes e os termos de uma profressão geométrica - PG decrescente; os tamanhos dos lados e a iteração, os perímetros consecutivos e uma PG crescente); -Proporcionar ao aluno a oportunidade de investigar a ocorrência ou não de fenômenos matemáticos associados ao a Curva de Kock (ou Ilha de Koch, dentre os quais a composição de progressões geométricas pelos valores dos lados e pelos valores dos perímetros; -Permitir ao aluno descobrir as propriedades e o comportamento das progressões geométricas "Área de um triângulo" e "Área total" associadas a cada um dos fractais vistos; -Proporcionar a oportunidade de os alunos conhecerem figuras que têm apelo lúdico,e, motivados pelo conhecimento desta figura aparentemente "mágica", realizarem uma série de esforços de cunho matemático que incluem os seguintes pontos: trabalhar com preocessos iterativos, escrever fórmulas gerais, calcular áreas e perímetros de figuras de complexidade crescente, aplicar progressões geométricas, trabalhar com tabelas e ver uma introdução intuitiva ao conceito de limite | - |
???dc.description3???: dc.description3 | Para ser executado, o software exige apenas que os computadores tenham: Qualquer sistema operacional( exemplo: Ubuntu Linux, Kurumin Linux, Debian Linux, Windows 98, Windows XP, Windows Vista, etc)instalado; Qualquer navegador Web (Web Browser)que suporte Java ( Exemplo: Mozilla Firefox, Epiphany, Opera, Internet Explorer, etc) instalado; Java JRE 1.6 instalado. O Guia do Professor está publicado junto com a animação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
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