Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barros, Leliane Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Pietrocola, Maurício | - |
Autor(es): dc.creator | Okuyama, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento Júnior, Francisco Assis de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Renata Cristina de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Romero, Talita Raquel Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Brokington, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Tsuji, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Hugo Vital | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milena Boseli | - |
Autor(es): dc.creator | Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T19:26:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T19:26:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/492008 | - |
Descrição: dc.description | Este módulo pode ser utilizado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. Sugerimos como pré-requito para esta atividade uma discussão sobre luz, cores e visão. O professor pode consultar a unidade Luz, Cor e Visão – Bloco VII, parte integrante do projeto “Atualização dos currículos de Física no Ensino Médio de Escolas Estaduais: a transposição das teorias modernas e contemporâneas para a sala de aula - (Fapesp 03/00146-3)”, no site http://www.lapef.fe.usp.br ou na dissertação de mestrado de BROCKINGTON, Guilherme “A realidade escondida: a dualidade onda partícula para estudantes do ensino médio (São Paulo, 2005, (IFUSP/FEUSP)”, orientada por PIETROCOLA, Mauricio. | - |
Descrição: dc.description | Componente Curricular::Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | O estudo da luz no ensino médio está, tradicionalmente, restrito ao estudo da ótica geométrica, negligenciando assim discussões sobre fontes luminosas a partir das teorias modernas. Neste módulo propomos o estudo dos espectros luminosos com a finalidade de sensibilizar os alunos para uma nova fenomenologia: a existência de espectros discretos, que não tem explicação tomando como base os conhecimentos da física clássica. Iniciaremos com a construção de um espectroscópio simples, seguida da observação de espectros de fontes variadas, para que os alunos possam investigar a existência de dois tipos diferentes de espectro: contínuo e discreto. Na sequência haverá a leitura e discussão de texto e questões, sobre o assunto do módulo, e interação com um site sobre espectros e absorção, para sistematização do conteúdo. Finalizamos este módulo com a atividade Astrônomo Mirim, na qual os alunos compreenderão que a análise do espectro de uma fonte nos indica os elementos de que ela é constituída | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) | - |
Relação: dc.relation | Astronomo_Mirim.html | - |
Direitos: dc.rights | Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados por meio do sistema de busca - repositório on-line, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos autores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Òtica geométrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes luminosas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes de luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação | - |
Título: dc.title | Espectoscopia - Astrônomo Mirim | - |
???dc.description2???: dc.description2 | Observar, investigar e compreender os espectros contínuo e discreto de diferentes fontes de luz, assim como compreender a relação entre o espectro e os elementos de uma fonte espectral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - MEC BIOE |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: