Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lívia Fagundes Neves - Colégio de Aplicação João XXIII - Juiz de Fora - MG, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378553 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/484761 | - |
Descrição: dc.description | Esta coleção compila conteúdos multimídia que auxiliam no trabalho com a leitura e a escrita no Ensino Médio. O hábito e o gosto de ler podem ser desenvolvidos nos alunos jovens através de constante incentivo por parte do professor. O recurso 1 apresenta entrevistas e relatos de experiências acerca da importância do ato de ler para o exercício da cidadania. Os recursos de 2 a 7 abordam temas relativos à leitura de textos Literários. Já os de 8 a 11 dizem respeito à estrutura da narrativa. Os recursos 12 e 13 apresentam o gênero conto como subsídio para o desenvolvimento da leitura e da escrita. O recurso 14 trabalha com a argumentação, enquanto o 15 auxilia na escrita de citações e clichês nos textos. O último recurso sugere um projeto amplo de trabalho de escrita. As aulas sugeridas abaixo podem ser utilizadas juntamente com os recursos: Leitura como prática social - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16043 - Leitura e escrita em diferentes linguagens - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12117 - A sequência narrativa como estratégia de convencimento no discurso argumentativo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25414 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/8804 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2792 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2793 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2795 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2796 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2797 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2798 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2766 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2767 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2770 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2771 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2690 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/2693 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17749 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/18232 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/11121 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal | - |
Título: dc.title | Leitura e escrita no Ensino Médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: