Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Nestor Cortez Saavedra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:55:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:55:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/484734 | - |
Descrição: dc.description | Esta coleção complementa a de título “1ª Lei da Termodinâmica”. Aqui procuramos expandir o entendimento das trocas térmicas, introduzindo o conceito de Entropia, que é uma variável de estado fundamental em Termodinâmica. Através dela, como aplicação, vamos discutir porque não é possível termos um rendimento térmico de 100% em máquinas térmicas, bem como não é possível construirmos os “moto-contínuos”, máquinas que apresentariam tal rendimento. Também é dado um enfoque histórico, com objetos educacionais que comentam sobre os cientistas envolvidos com este tópico. | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/8186 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13654 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/13653 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/14988 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/17953 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20218 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19082 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19988 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/20219 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/23298 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/10621 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/23509 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19885 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19907 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19914 | - |
Relação: dc.relation | oai:handle/mec/19909 | - |
Palavras-chave: dc.subject | 2ª Lei da Termodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entropia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | ambiente e usos de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Título: dc.title | Segunda Lei da Termodinâmica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: