Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Acessa Física - Instituto Brasileiro de Educação e Tecnologia de Formação a Distância - IBTF | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:50:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:50:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/376496 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/21044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/482704 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | Esta atividade irá abordar o tema “gravidade” e apresentar algumas propriedades oscilatórias e de queda livre. A contextualização dessa temática ocorrerá mediante uma atividade proposta a duas equipes de curiosos. O desafio proposto aos estudantes será calcular um valor aproximado da aceleração gravitacional da Terra, com o auxilio de algumas atrações de um parque de diversões. A equipe vermelha calculou o valor da aceleração gravitacional através da frequência oscilatória de um pêndulo, para isso, os estudantes utilizaram a atração “Hadikali”, que simula um vôo de asa-delta em movimentos oscilatórios que podem chegar a 120Km/h, em seguida, demonstraram que a massa (no caso os próprios estudantes) não interfere no período de oscilação do sistema. A equipe azul calculou o valor da aceleração gravitacional através da medida de tempo de pequenos objetos em queda livre, para isso, os estudantes utilizaram a atração “La Tour Eiffel”, que proporciona quedas de 69 metros de altura e que podem chegar a 94 Km/h. Como a descida é muito rápida, os estudantes utilizaram uma câmera de vídeo, onde 1 segundo de filmagem tem 30 quadros, para facilitar as medições temporais e deixar o experimento um pouco mais preciso. Nessas situações, as equipes e o físico estarão problematizando e discutindo o conceito de gravidade | - |
Descrição: dc.description | Movimento retilíneo uniformemente variado; Movimento oscilatório; Grandezas de espaço e tempo | - |
Relação: dc.relation | gravidade.flv | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pêndulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de Gravitação Universal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos oscilatórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queda livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velocidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aceleração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Massa | - |
Título: dc.title | Os Curiosos – Gravidade (com libras) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: