Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:46:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:46:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/374684 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/480891 | - |
Descrição: dc.description | Perceber que a divisão entre os diferentes campos das ciências existe como um critério de organização, mas que, na prática, os fenômenos naturais não contemplam uma divisão tão efetiva. Saber que a espectroscopia é uma área que pertence ao mesmo tempo ao campo da química e da física. Reconhecer que existe no senso comum das pessoas um estereótipo de cientista que não condiz com os pesquisadores do mundo real. Identificar os fogos de artifício como um exemplo de fenômeno espectroscópico. Relacionar a espectroscopia com as interações entre a luz e a matéria, reconhecendo-a como um fenômeno ligado aos saltos quânticos dos elétrons. Identificar o espectroscópio como o instrumento capaz de superar as limitações do olho humano e realizar análises mais apuradas da matéria através da espectroscopia. Reconhecer o arco-íris como um fenômeno ligado a difração da luz. Diferenciar espectro contínuo de espectro de emissão e de absorção | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Química | - |
Relação: dc.relation | video.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arco-íris | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscópio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro Contínuo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro de absorção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fótons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luminescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Onda eletromagnética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação visível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro de emissão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectro eletromagnético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Físico-química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Química::Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas | - |
Título: dc.title | É Tempo de Química! - Espectroscopia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: