Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC - MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:44:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:44:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/373742 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17471 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/479949 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Física | - |
Descrição: dc.description | O Laboratório Virtual simula o Estúdio Mundo das Cores que é uma espécie de estúdio gráfico que funcionará como uma fábrica de idéias, relacionando cores, imagens e textos para a produção de cartazes comunicativos de qualquer teor, a partir de provocações pedagógicas. O objetivo principal, enquanto objeto de aprendizagem de física, é testar a mistura das cores nos sistemas RGB e CMY e entender as sínteses aditiva e subtrativa da luz. Para que o laboratório não se esgote aí, seu objetivo secundário é o de instigar a criatividade do usuário, permitindo que ele selecione 1 entre 5 imagens pré-definidas, pinte-as (o professor pode dar dicas de harmonia das cores) e lhes atribua uma legenda para formar uma idéia, a partir de tema livre (pode ser sugerido pelo professor). O laboratório conta com 05 etapas: 1-Escolher sistema RGB ou CMY 2-Testar mistura de cores (+ sínteses aditiva e subtrativa da luz) 3-Criar (escolher desenho e colorir cartaz a partir da mistura de cores e dicas de harmonia) 4-Colocar legenda no cartaz 5-Visualizar cartaz em tela cheia | - |
Relação: dc.relation | index.html | - |
Direitos: dc.rights | Selo Creative Commons permitido para copiar, distribuir, exibir e executar a obra; criar obras derivadas; não permitir uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | sínteses aditiva; síntese subtrativa | - |
Título: dc.title | A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Sínteses da Luz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: