Cônicas como curvas luminosas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Eduardo Barbosa Pinheiro e Luana Sá de-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Junior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Luana Sá de-
Autor(es): dc.creatorPassos, Erick Baptista-
Autor(es): dc.creatorVotto, Bárbara Gomes-
Autor(es): dc.creatorKaleff, Ana Maria Martensen Roland-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T18:42:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T18:42:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372678-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/478885-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionO recurso apresenta um conjunto de atividades e desafios baseados em dois artefatos modeladores de cones artesanalmente construídos com fios de linha. È apresentada a construção de materiais auxiliares para o traçado do desenho das cônicas, tais como: um Conjunto de Cortes do Cone Modelado em Acetato, uma Prancheta de Apoio, um Aparelho para Desenhar Cônicas. Nas atividades, leva-se o aluno a cogitar sobre as formas das curvas cônicas, por meio da observação de uma coleção de fotos de curvas luminosas obtidas a partir de seções planas do cone e do cilindro de fios. O corte produzido por cada seção é emulado na forma de uma curva por um feixe retilíneo de luz, que incide sobre os fios. Os desenhos e a classificação das cônicas, bem como a dedução de suas equações são obtidos a partir das interrelações constatadas entre as observações visuais e as representações das cônicas obtidas com os diversos materiais. Apresenta-se um questionário de aplicação ou de avaliação do aluno e, ainda, no guia do professor, considerações sobre a importância da interpretação de fotos e desenhos geométricos nas nossas vidas e para o desenvolvimento da habilidade da visualização-
Relação: dc.relationindex.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria-
Palavras-chave: dc.subjectcônicas-
Palavras-chave: dc.subjectseções planas do cone e do cilindro-
Palavras-chave: dc.subjectsuperfícies de revolução-
Título: dc.titleCônicas como curvas luminosas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

Não existem arquivos associados a este item.