Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Projeto Condigital MEC – MCT | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carlos Eduardo Castaño | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wagner Luiz Oliveira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral Júnior, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Paulo Alberto Vitorino | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira Júnior, Manoel Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Wanderley Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T18:42:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T18:42:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372672 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16532 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/478879 | - |
Descrição: dc.description | Ensino Médio::Matemática | - |
Descrição: dc.description | A sequência de atividades tem como objetivo a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional. O estilo estudo dirigido permeia o desenvolvimento de todas as atividades. Pode-se navegar pelas atividades de forma sequencial ou por meio de um menu disponibilizado na parte superior das páginas que compõem o módulo. O estudo do comportamento variacional da função quadrática é desenvolvido em três cenários distintos: gráfico, numérico e simbólico. O cenário gráfico é desenvolvido por meio de applets construídos com o software GeoGebra. Espera-se, por exemplo, que, uma vez escolhidos os valores dos parâmetros a, b e c da função f(x) = ax2+bx+c e um valor para Δx, sejam observados (gráfica e numericamente) que a variação Δy = f(x+Δx)-f(x) varia linearmente em relação à x, ou, de modo equivalente, que a variação segunda de y, Δ2y, permanece constante em relação à x. No cenário numérico, desenvolve-se o estudo das relações existentes entre as progressões aritméticas xn com valores no domínio da função e as sequências de valores f(xn), bem como as variações dessas últimas. As atividades têm como referência uma planilha que calcula yn = f(xn), Δyn e Δ2yn, quando se variam os valores numéricos dos parâmetros da função, de Δx e do ponto inicial x0 da progressão aritmética escolhida. À medida que se respondem as questões das atividades nos cenários gráfico e numérico, os cálculos algébricos que justificam os resultados observados e conjeturados são apresentados. Consideramos esse momento imprescindível! Só o cálculo algébrico dá a garantia efetiva de que o que foi observado tem validade para quaisquer x0 e Δx escolhidos, ainda que estes valores fossem irracionais (coisa que o computador não faz!). Ao realizar esses cálculos estaremos não só realizando a passagem do nível discreto para o nível contínuo como estaremos exercitando efetivamente o modo de pensar matemático. Numa etapa seguinte, a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional é então apresentada formalmente. E, por último, são apresentadas situações problemas que estimulem o uso da função quadrática como modelo. Algumas animações em flash são utilizadas para uma melhor visualização das situações descritas nos enunciados dos problemas | - |
Relação: dc.relation | quadratica-iniciar.html | - |
Direitos: dc.rights | Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função quadrática | - |
Título: dc.title | Variação da função quadrática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: