Variação da função quadrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal Fluminense, UFF - Matemática-
Autor(es): dc.creatorProjeto Condigital MEC – MCT-
Autor(es): dc.creatorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Carlos Eduardo Castaño-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wagner Luiz Oliveira dos-
Autor(es): dc.creatorCabral Júnior, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Paulo Alberto Vitorino-
Autor(es): dc.creatorSiqueira Júnior, Manoel Mariano-
Autor(es): dc.creatorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorRezende, Wanderley Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T18:42:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T18:42:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/372672-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/478879-
Descrição: dc.descriptionEnsino Médio::Matemática-
Descrição: dc.descriptionA sequência de atividades tem como objetivo a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional. O estilo estudo dirigido permeia o desenvolvimento de todas as atividades. Pode-se navegar pelas atividades de forma sequencial ou por meio de um menu disponibilizado na parte superior das páginas que compõem o módulo. O estudo do comportamento variacional da função quadrática é desenvolvido em três cenários distintos: gráfico, numérico e simbólico. O cenário gráfico é desenvolvido por meio de applets construídos com o software GeoGebra. Espera-se, por exemplo, que, uma vez escolhidos os valores dos parâmetros a, b e c da função f(x) = ax2+bx+c e um valor para Δx, sejam observados (gráfica e numericamente) que a variação Δy = f(x+Δx)-f(x) varia linearmente em relação à x, ou, de modo equivalente, que a variação segunda de y, Δ2y, permanece constante em relação à x. No cenário numérico, desenvolve-se o estudo das relações existentes entre as progressões aritméticas xn com valores no domínio da função e as sequências de valores f(xn), bem como as variações dessas últimas. As atividades têm como referência uma planilha que calcula yn = f(xn), Δyn e Δ2yn, quando se variam os valores numéricos dos parâmetros da função, de Δx e do ponto inicial x0 da progressão aritmética escolhida. À medida que se respondem as questões das atividades nos cenários gráfico e numérico, os cálculos algébricos que justificam os resultados observados e conjeturados são apresentados. Consideramos esse momento imprescindível! Só o cálculo algébrico dá a garantia efetiva de que o que foi observado tem validade para quaisquer x0 e Δx escolhidos, ainda que estes valores fossem irracionais (coisa que o computador não faz!). Ao realizar esses cálculos estaremos não só realizando a passagem do nível discreto para o nível contínuo como estaremos exercitando efetivamente o modo de pensar matemático. Numa etapa seguinte, a caracterização da função quadrática a partir do seu comportamento variacional é então apresentada formalmente. E, por último, são apresentadas situações problemas que estimulem o uso da função quadrática como modelo. Algumas animações em flash são utilizadas para uma melhor visualização das situações descritas nos enunciados dos problemas-
Relação: dc.relationquadratica-iniciar.html-
Direitos: dc.rightsTermo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectVariação-
Palavras-chave: dc.subjectFunção quadrática-
Título: dc.titleVariação da função quadrática-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Acervo Digital Unesp

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